Personagem folclórico da história da cidade, o uberabense Luís Antônio Martins, ou Toninho da Carrocinha, como é conhecido, enfrenta sérias dificuldades financeiras. Afastado do Calçadão da rua Artur Machado desde o último mês de agosto do ano passado por problemas de saúde, o pedinte luta contra doenças nos rins e bexiga, agravadas ainda por uma pneumonia que foi adquirida no mês de abril.
Segundo Maria Célia Martins, irmã de Toninho, as necessidades especiais do pedinte demandam cuidados específicos que, na maioria das vezes, custam muito dinheiro. “A gente gasta com remédios e exames, e até para comprar comida está muito difícil”, relata. “O Toninho gosta muito de frutas e é bom que ele coma, mas estamos passando muito aperto”, completa.
Para Toninho, no entanto, o problema parece pouco importar, pois a maior preocupação dele nos últimos meses tem sido a impossibilidade de voltar para o Calçadão. “Se pudesse, eu voltava agora, mas logo vou estar bom de novo para poder voltar”, diz o pedinte. Para ele, mesmo a rotina diária de 8h, os gastos para se transportar de Kombi até a Artur Machado e os boatos sobre uma possível fortuna escondida não foram suficientes para provocar desânimo.
Segundo a irmã, o grande sonho de Toninho é voltar ao local, que considerava sua casa, muito além do lugar onde tirava seu sustento. “Já falaram que a gente tem casa de aluguel e dinheiro escondido, porém a gente não liga, porque os amigos dele estão lá e a alegria dele também está. Às vezes, ele me acorda de madrugada para pedir que eu o apronte para esperar a Kombi”, conta.
A história de Toninho foi veiculada no quadro Caso Verdade, exibido ontem pelo programa Ronda da Cidade.
Sem dinheiro, a família segue sobrevivendo de forma precária e esperando por ajuda e doações, principalmente, de alimentos. Quem quiser colaborar, o telefone da casa de Toninho é 3336-7853.