CIDADE

Trabalhadores criticam Gerência do Trabalho

Acúmulo de serviços e as férias de servidores têm prejudicado a Gerência Regional do Trabalho. O problema foi admitido pelo gerente regional Getúlio Ferreira Furtado

Publicado em 02/02/2010 às 01:20Atualizado em 20/12/2022 às 08:19
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Acúmulo de serviços e as férias de servidores têm prejudicado a Gerência Regional do Trabalho. O problema foi admitido pelo gerente regional Getúlio Ferreira Furtado e acaba causando transtornos a muitas pessoas que têm recorrido ao órgão. O técnico em informática Jonathan Willian Wolkers, por exemplo, enviou reclamação ao Jornal da Manhã, relatando as dificuldades para acesso aos serviços da Gerência. “Procurei para resolver um caso sobre uma empresa de funilaria que não pagou 13º salário para nenhum dos funcionários, mas fui informado que poderia demorar muito até que um fiscal visitasse a empresa para atender à reclamação”, afirma.   Segundo ele, sem poder contar com a única força coercitiva junto aos empregadores, os trabalhadores ficam sem opção. “As questões trabalhistas sempre são resolvidas com mais facilidade, mas o improviso e falta de planejamento de alguns órgãos públicos de Uberaba faz com que a corda arrebente para o lado mais fraco mesmo”, reclama Jonathan. O gerente regional foi procurado pela reportagem e confirmou que o atendimento na unidade passa por dificuldades. “Dezembro e janeiro são os meses em que o pessoal tira férias e, por isso, muitas denúncias estão paradas”, justifica. “No mês de janeiro, apenas um funcionário realizou esse tipo de serviço na Gerência”, admite.   Ainda de acordo com ele, um novo sistema de fiscalização já está em vigor no órgão, o qual, segundo o gerente confirmou, poderá significar prejuízo para os trabalhadores que desempenham atividades em empresas de menor expressão. “Até 2010 a ordem é para que indústrias da construção civil, comércio de grande porte e setores alimentício, rural e de extração mineral recebam prioridade”, afirma Getúlio, destacando que os demais entrarão na fila para atendimento.    

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