Missa Afro foi realizada no Santuário Basílica Nossa Senhora D’Abadia (Foto/Alfredo Neto/PMU)
A tradicional Missa Afro foi realizada em Uberaba às 12h desta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra. A missa celebrada pelo Monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro no Santuário Basílica Nossa Senhora D’Abadia, contou com a participação do Coral Afro da Pastoral Afro, sob a regência de Maria Inês Fernandes.
Durante a missa, o celebrante falou sobre a parábola dos talentos, “o Dia da Consciência Negra, um dia, poderemos chamar de o Dia da Consciência Humana, mas é uma construção”. Ele destacou também a importância de Zumbi dos Palmares. Durante a missa todos os rituais da cultura afro foram ressaltados.
Participaram da missa o presidente da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), Cássio Facure, com a esposa Ana Rosa Branquinho, a Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), professora Maria Abadia Vieira da Cruz, e também Reginaldo da Silva, Coordenador de Políticas de Igualdade Racial (Cpir), acompanhado pela esposa Thaís Santana. “Dia de suma importância, onde já é uma tradição essa missa Afro realizada pela pastoral Afro, na Basílica de Nossa Senhora da Abadia, onde nós memoramos e reverenciamos a nossa ancestralidade com certeza, para que as pessoas reflitam, porque é um momento de reflexão, e não de comemoração”, ressalta Reginaldo.
A programação do dia tem continuidade com a Feira Negra Afro Cultural, que hoje acontece no Centro Étnico Cultural Sebastião Mapuaba, no Elza Amui I, com manifestações culturais e apresentações musicais.