DE OLHO

Trânsito: Guarda Municipal vai realizar operações em vias críticas de Uberaba

Comandante GCM Santos ressalta a Leopoldino de Oliveira, que foi palco de ao menos dois acidentes com vítimas fatais recentemente

Juliana Corrêa
Publicado em 14/09/2025 às 15:58
Compartilhar

Os números incluem ocorrências de acidentes, infrações, irregularidades em semáforos e apoio a motoristas em situações de risco (Foto/Divulgação)

A Guarda Civil Municipal de Uberaba registrou 371 atendimentos relacionados ao trânsito no primeiro semestre de 2025. Os números incluem ocorrências de acidentes, infrações, irregularidades em semáforos e apoio a motoristas em situações de risco. O balanço foi apresentado pelo Comandante GCM Marcelo Santos, durante entrevista à Rádio JM, que destacou a necessidade de intensificar as ações preventivas para reduzir os índices de acidentes em pontos críticos da cidade. 

De acordo com o comandante, a avenida Leopoldino de Oliveira é uma das vias que concentram mais ocorrências, exigindo maior atenção da fiscalização. “É uma região de intenso fluxo de veículos e pedestres, que naturalmente demanda operações mais frequentes. Vamos atuar de forma mais ostensiva, com blitz e presença constante das equipes”, afirmou. A avenida, inclusive, foi palco de pelo menos dois acidentes com vítimas fatais recentemente, além de liderar o ranking de vias com mais acidentes em Uberaba em 2025, realizado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG).  

Entre as medidas adotadas, a GCM deve reforçar as operações de trânsito com foco em excesso de velocidade, uso de celular ao volante e consumo de álcool por condutores. Segundo Comandante Santos, essas condutas continuam entre as principais causas de acidentes registrados na cidade. 

O comandante também ressaltou a importância do monitoramento eletrônico. O programa Uberaba Segura conta com cerca de 120 câmeras em funcionamento, com previsão de expansão para mais 50 pontos. Os equipamentos auxiliam na fiscalização de veículos, no registro de infrações e no apoio a ações conjuntas com outros órgãos de segurança. 

Além da fiscalização, a Guarda planeja intensificar ações educativas em escolas e comunidades, reforçando a conscientização sobre direção responsável. “Segurança no trânsito é um compromisso coletivo. A presença da Guarda é fundamental, mas a mudança de comportamento dos condutores faz toda a diferença para termos uma cidade mais segura”, completou Santos. 

Com o reforço das operações e a ampliação do monitoramento, a expectativa é reduzir o número de acidentes no segundo semestre. A Guarda Municipal reforça que denúncias de irregularidades podem ser feitas pelo telefone 153, disponível 24 horas por dia. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por