Usuários relatam que as contas de água aumentaram após a troca dos aparelhos; contudo, a Codau explica que, se mantido o mesmo padrão de consumo, é possível que o aumento esteja relacionado a vazamento pré-existente
Troca de hidrômetros tem sido alvo de reclamações de usuários. Entre elas, o aumento repentino nas contas de água, em Uberaba. Contudo, a troca dos equipamentos está prevista no programa de redução de perdas estabelecido pela Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), cuja meta é a substituição de 72 mil hidrômetros com vida útil vencida. Segundo explica a autarquia, todos os novos equipamentos instalados estão certificados pelo Inmetro, que determina a troca ou aferição a cada cinco anos, tendo em vista o tempo de útil do aparelho.
O assunto foi alvo de crítica também pelo vereador Marcos Jammal, que usou as redes sociais para mostrar o caso de uma moradora de Uberaba. Nas imagens, a pessoa mostra o relógio do hidrômetro rodando e afirma que os registros e torneiras estão fechados, o que leva à constatação que estaria sendo contabilizado ar ao invés de água. Questionada pela Rádio JM, a Codau informa que os casos são avaliados e analisados individualmente, reforçando que as denúncias e solicitações devem ser direcionadas ao Fale 115. “Sem identificação não há parâmetros para serem avaliados e as afirmações não podem ser averiguadas, tornando-se apenas suposições”, esclareceu a autarquia. (confira a nota completa no fim desta reportagem).
Em pauta no JM News 1ª Edição, a troca dos hidrômetros foi alvo de comentários de ouvintes. “Eu já fiz essa experiência [de avaliar o funcionamento do registro], mas de forma diferente. Havia faltado água na rua. E o ar que vinha no cano estava sim girando o hidrômetro. E gira mais rápido que a água. A minha conta de água passou de R$ 120,00 para R$ 260,00. Eu, a esposa e meu menino [moram na casa]”, relatou um internauta.
“Quando o registro está fechado e o hidrômetro está girando é porque o registro não está fechando 100%. Simples, não tem nada de anormal. Vale ressaltar que hidrômetro não tem motor interno. Ele gira através de aletas que são impulsionadas por passagem”, comentou outro ouvinte.
Por outro lado, um morador comentou que após a troca de hidrômetro foi registrada queda no valor da conta de água. “Na minha residência, após a troca do hidrômetro, a conta caiu consideravelmente. De R$260 pra R$180”.
Questionada acerca de possível balanço de reclamações recebidas pelo SAC, a Codau informa que não há essa estatística.
Para esclarecer sobre os casos, o Jornal da Manhã procurou a Codau. Em nota, a companhia esclarece que o hidrômetro, “ao ultrapassar o tempo correto de uso, deixa de fazer a medição precisa do consumo de água. Um exemplo é que grande parte dos hidrômetros antigos (instalados antes de 2014) está com problemas de leitura do consumo. E os novos conferem precisão, qualidade e eficiência nos processos de aferição do consumo de água. Além disso, com a troca do equipamento o consumidor consegue detectar com mais eficiência os vazamentos ocultos, pois haverá registro preciso do gasto de água do imóvel”.
Ainda de acordo com a autarquia, “após a troca e se no imóvel é mantido o mesmo padrão de consumo, pode ser um sinal de provável vazamento de água nas instalações internas da casa. O vazamento provavelmente já existia antes da substituição do equipamento, mas não era registrado pelo antigo medidor devido ao desgaste do equipamento”. Nesse sentido, o usuário deve buscar ajuda não somente com a Codau para vistoriar o local, mas também com um profissional de sua escolha para identificar os possíveis focos ocultos de vazamento.
A Codau também se pronunciou sobre as alterações nos valores das contas após a troca de hidrômetro. “O hidrômetro é um equipamento de precisão que mede o volume de água consumido dentro de um imóvel. O consumo está associado ao uso da água no imóvel e independente da troca do aparelho.
O hidrômetro antigo gera mau funcionamento das peças do equipamento, que sofreram desgaste com o tempo e as consequências são erros sistemáticos de medição. As situações comuns são relacionadas ao consumo medido que é alterado. Se o dispositivo registrador apresenta desgaste a leitura não é real e sim fruto do posicionamento aleatório dos roletes. Se o sistema de transmissão está danificado, o medidor tende a parar, ou apresentar um movimento de "pára e anda" em função da vazão de abastecimento. O consumo medido é sempre menor que o real, ou mesmo não é lido. Portanto, os hidrômetros antigos ou não registram qualquer consumo ou registram a menor (sudmedição). O novo equipamento terá maior precisão na medição, detectando o consumo que antes não era completamente registrado”.
Em caso de dúvidas, a Codau orienta os consumidores a procederem os testes para verificar se há vazamentos internos no imóvel não visíveis. O morador tem a opção também deve anotar o consumo e levar até o SAC da Codau (Av. Leopoldino de Oliveira, 5100 – Praça Shopping – 1 piso) para que as verificações sejam feitas.
Notas da Codau, na íntegra:
A Codau esclarece que qualquer serviço relacionado à Companhia deve ser solicitado pelo 115, o canal oficial onde o cliente recebe informações e registra abertura de Ordens de Serviço.
Neste caso, o morador deve informar à Codau o identificador do imóvel para que seja feita uma vistoria. Mas sem identificação não há parâmetros para serem avaliados e as afirmações não podem ser averiguadas, tornando-se apenas suposições.
A renovação do parque hidrométrico de Uberaba integra o programa de redução de perdas de água. A meta do projeto é substituir 72 mil hidrômetros, com vida útil vencida. Todos os novos hidrômetros estão certificados pelo Inmetro, que determina a troca ou aferição desse equipamento a cada 5 anos, em razão do tempo de vida útil do aparelho.
O aparelho, ao ultrapassar o tempo correto de uso, deixa de fazer a medição precisa do consumo de água. Um exemplo é que grande parte dos hidrômetros antigos (instalados antes de 2014) está com problemas de leitura do consumo.
E os novos conferem precisão, qualidade e eficiência nos processos de aferição do consumo de água. Além disso, com a troca do equipamento o consumidor consegue detectar com mais eficiência os vazamentos ocultos, pois haverá registro preciso do gasto de água do imóvel.
Em caso de dúvidas, a Codau orienta os consumidores a procederem os testes para verificar se há vazamentos internos no imóvel não visíveis. O morador tem a opção também deve anotar o consumo e levar até o SAC da Codau (Av. Leopoldino de Oliveira, 5100 – Praça Shopping – 1 piso) para que as verificações sejam feitas.
Segunda nota:
O SAC não tem esta estatística departamentalizada. Todos os atendimentos estão em uma única estatística.
O hidrômetro é um equipamento de precisão que mede o volume de água consumido dentro de um imóvel. O consumo está associado ao uso da água no imóvel e independente da troca do aparelho.
Após a troca e se no imóvel é mantido o mesmo padrão de consumo, pode ser um sinal de provável vazamento de água nas instalações internas da casa. O vazamento provavelmente já existia antes da substituição do equipamento, mas não era registrado pelo antigo medidor devido ao desgaste do equipamento.
O hidrômetro antigo gera mau funcionamento das peças do equipamento, que sofreram desgaste com o tempo e as consequências são erros sistemáticos de medição. As situações comuns são relacionadas ao consumo medido que é alterado. Se o dispositivo registrador apresenta desgaste a leitura não é real e sim fruto do posicionamento aleatório dos roletes. Se o sistema de transmissão está danificado, o medidor tende a parar, ou apresentar um movimento de "pára e anda" em função da vazão de abastecimento. O consumo medido é sempre menor que o real, ou mesmo não é lido. Portanto, os hidrômetros antigos ou não registram qualquer consumo ou registram a menor (sudmedição). O novo equipamento terá maior precisão na medição, detectando o consumo que antes não era completamente registrado.