Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que o país possui aproximadamente 2.200 salas para exibição de filmes
Dados da Agência Nacional de Cinema (Ancine) mostram que o país possui aproximadamente 2.200 salas para exibição de filmes, mas apesar deste número razoável, a pirataria tem mercado amplo. Praticamente todos os filmes que estão em cartaz nos cinemas locais são facilmente encontrados com vendedores ambulantes, que circulam nas áreas centrais da cidade.
Os três últimos sucessos nacionais, Chico Xavier, Nosso Lar e Tropa de Elite 2 já estão à venda no mercado informal, porém tratam-se de cópias com baixa qualidade.
De acordo com um vendedor ambulante, que preferiu não se identificar, as cópias são baixadas da internet e segundo ele, o filme Tropa de Elite 2, vendido no mercado informal, tem uma qualidade muito ruim. Já os filmes Nosso Lar e Chico Xavier, que também possuem cópias a venda, apresentam uma qualidade razoável. De acordo com o Sindicato dos Vendedores Ambulantes de Uberaba, no Centro Popular de Compras não existe a venda de filmes piratas, pois a atividade é ilegal.
Levantamento realizado pela reportagem do Jornal da Manhã mostra que o filme Chico Xavier já está disponível, legalmente, em todas as seis locadoras pesquisadas e é encontrado com preço médio de R$5, por 24h de locação. Em contrapartida, esse é o mesmo valor de um DVD pirata, que tem uma qualidade inferior e que pode danificar o aparelho.