Com 19 estabelecimentos participantes, o circuito vai até o dia 2 de outubro e a votação define os vencedores no encerramento do evento
O Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba já tem data e local confirmados. O evento será nos dias 4 e 5 de outubro, no Parque das Barrigudas, das 16h à meia-noite. Antes do encerramento, o público acompanha o Circuito Gastronômico, que segue até o dia 2 de outubro, com pratos exclusivos preparados por 19 restaurantes.
Em entrevista ao JM, o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba (Sinhores), Fernando Abdalla, ressaltou que o circuito é a etapa mais importante do festival, já que movimenta os estabelecimentos participantes e garante ao público a oportunidade de experimentar os pratos diretamente nos bares e restaurantes. “O Festival Gastronômico é uma grande oportunidade de os estabelecimentos apresentarem seus pratos e até se apresentarem. Porque muitos comércios pequenos têm chance de ficar conhecidos por conta do circuito. Então, é uma grande oportunidade econômica para nossa cidade e precisamos cada vez mais valorizar nosso evento”, explicou.
Durante o Circuito Gastronômico, que acontece de 11 de setembro a 2 de outubro, os clientes visitam os restaurantes participantes, experimentam os pratos e recebem um QR Code exclusivo para acessar a plataforma de votação, avaliando critérios como apresentação, sabor, harmonização, atendimento e até a história por trás da receita. Para garantir a segurança da votação e evitar fraudes, o QR Code exige que o cliente valide o telefone por SMS antes de registrar seu voto. Além disso, o processo também conta com votos de jurados técnicos que atuam de forma anônima, como “clientes ocultos”, e também dão suas notas. O resultado final será anunciado nos dias 4 e 5 de outubro, durante o encerramento do festival, quando os três primeiros colocados serão premiados.
Este ano, participam desde bares e restaurantes até sorveterias e docerias. Entre os concorrentes estão estabelecimentos tradicionais da cidade e os pratos variam de petiscos a releituras criativas, com alguns restaurantes trazendo ingredientes típicos de Minas, como o queijo da Canastra artesanal e a carne de zebu, valorizando produtores locais e dando identidade à gastronomia do festival. Os preços vão de R$ 22,00 a R$ 80,00, faixa estabelecida para equilibrar a disputa.
Vale ressaltar que o festival conta com o apoio do Sebrae, parceiro do evento desde a primeira edição, por meio do programa Prepara Gastronomia, que realiza consultoria com os participantes, pelo programa Prepara Uberaba. “Às vezes o bar está cheio, mas fecha por falta de gestão. O Prepara Gastronomia dá um suporte completo para que o empresário consiga lucrar, divulgar seus pratos e manter a qualidade do atendimento”, destacou Abdalla.
Além da gastronomia, o evento também terá programação cultural. Em breve, será anunciada uma atração nacional, e já está confirmada a participação da escola de samba Tom Maior. Bandas locais também vão animar os dois dias de evento.
Em sua 5ª edição, o festival se consolida cada vez mais no calendário de Uberaba e da região. Para Abdalla, o objetivo é se tornar também um atrativo turístico e cultural de todos os anos. “Queremos que, assim como acontece em Tiradentes, pessoas de fora venham a Uberaba para prestigiar o nosso festival”, afirmou.
Confira a lista completa de estabelecimentos e pratos concorrentes: