EM BH

Uberaba é premiada em duas categorias do Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas 2025

Publicado em 29/08/2025 às 18:39
Compartilhar

Premiação aconteceu na capital Belo Horizonte (Foto/Divulgação)

A Prefeitura de Uberaba conquistou o Prêmio Nacional Cidades Tecnológicas 2025 em duas categorias: Sustentabilidade Ambiental e Formação de Juventude. A premiação ocorreu durante o Encontro Nacional Cidades Tecnológicas 2025, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (28).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam) foi premiada na categoria Sustentabilidade Ambiental pelo projeto de Licenciamento Ambiental Digital (LAD). O LAD permite agilidade para o empreendedor que pode acessar o sistema remotamente, fazendo todos os procedimentos prévios, de instalação e de operação digitalmente até a emissão do Certificado de Licenciamento Ambiental e acompanhamento de todas as condicionantes.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Edno Silveira, a premiação enfatiza a qualidade do trabalho feito no Município.

“Uberaba foi destaque, dentre várias cidades e estados que também participaram desse evento. É mais um reconhecimento para o nosso município. Continuaremos trabalhando para avançar em outros serviços da Secretaria e assim ser referência para todo o Brasil”, ressaltou.

O Licenciamento Ambiental Digital foi premiado no Prêmio Cidades Inteligentes na Expo BH e no Smart Cities Awards, em Nova York, nos Estados Unidos, em 2024.

Na categoria Formação da Juventude, Uberaba foi reconhecida pelo projeto “Moon Hub Empreendedorismo Jovem”, criado e desenvolvido pelo Parque Tecnológico de Uberaba desde 2023. A iniciativa tem como objetivo estimular a cultura empreendedora entre estudantes do Ensino Médio e Técnico, promovendo inovação, tecnologia, criatividade e ideação como pilares de formação para o futuro.

O projeto recebe, periodicamente, turmas de escolas públicas e privadas interessadas em vivenciar uma imersão prática em empreendedorismo e inovação, conectando o conteúdo aprendido em sala de aula a experiências reais. Durante as visitas, os estudantes participam de dinâmicas sobre inovação, conhecem os programas do Parque Tecnológico e são sensibilizados para a importância do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, fundamentais para o mercado de trabalho, seja como empreendedores ou profissionais de diferentes áreas.

Para enriquecer a jornada, o Moon Hub conta com parceiros estratégicos como IFTM, UbyFol e Sebrae Minas, que compartilham conteúdos sobre empregabilidade, desafios do mercado, perfil empreendedor e trajetórias de startups de sucesso.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, destacou a importância do reconhecimento e o papel do projeto Jovem Empreendedor para garantir que todos tenham acesso às possibilidades que a tecnologia e a inovação oferecem. 

“O Jovem Empreendedor gera oportunidade para quem não teve. E esse foi o foco do nosso projeto, na diretriz da prefeita Elisa, para os jovens possam conhecer de fato o potencial que se tem da inovação e da tecnologia através das ações realizadas no Centro de Inovação aqui em Uberaba”. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por