O Ministério da Saúde informou que adquiriu todos os 5,2 milhões de doses do imunizante, chamado Qdenga, disponíveis pelo fabricante para este ano (Foto/Reprodução)
Uberaba, juntamente com Belo Horizonte e Vespasiano, é uma das três primeiras cidades do estado a ser contemplada com a vacina contra a dengue. A iniciativa, coordenada pelo Ministério da Saúde, visa atender 39 regiões de saúde em todo o país, priorizando aquelas com elevada transmissão da doença e incidência do sorotipo 2 do vírus. Mais de 500 municípios serão abrangidos por essa estratégia, direcionada à imunização de crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
Especialistas consultados destacaram que a escolha das regiões para receberem a vacina inicialmente se baseia na melhor efetividade do imunizante contra o sorotipo 2 da dengue. Além disso, a faixa etária de 10 a 14 anos foi selecionada devido ao maior número de hospitalizações nesse grupo. O governo estima vacinar cerca de 3,2 milhões de pessoas ao longo de 2024.
As regiões de saúde, conjuntos de cidades próximas com características semelhantes, são uma medida adotada para otimizar o planejamento e a execução de ações e serviços na área.
O plano de vacinação incluirá outras regiões, como a Baixada Santista, Grande Florianópolis (SC), Feira de Santana (BA), Foz do Iguaçu (PR), Distrito Federal e Centro Sul (GO).
O Ministério da Saúde informou que as primeiras 750 mil doses da vacina contra a dengue chegaram ao Brasil no sábado (20) e serão disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A previsão é iniciar a imunização em fevereiro.