SUBIU DE COLOCAÇÃO

Uberaba se classifica em 9º lugar entre as melhores em saneamento

Em nível nacional, a cidade ganhou 14 posições, e em Minas Gerais, ficou em primeiro lugar no ranking do Instituto Trata Brasil, que avalia o saneamento básico dos municípios

Marconi Lima
Publicado em 15/07/2025 às 17:47Atualizado em 15/07/2025 às 20:10
Compartilhar

O Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com GO Associados, publica a 17ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 municípios mais populosos do Brasil. Uberaba ocupa a 9ª posição na edição 2025 no ranking das melhores cidades em saneamento do Brasil e subiu 14 posições do ano passado para este

Em Minas Gerais, Uberaba ficou em primeiro lugar, à frente de Uberlândia (11º) e Montes Claros (16º). Apenas essas três cidades mineiras figuram no “Ranking do Saneamento”, entre as 20 melhores colocadas. A publicação marca os cinco anos do Marco do Saneamento no país, que em 2020 estabeleceu metas a serem alcançadas por cidades brasileiras.

Para produzir o ranqueamento, foram levados em consideração os indicadores mais recentes do Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa), ano-base 2023, publicado pelo Ministério das Cidades, além de uma ponderação de pesos na evolução dos indicadores estabelecida em metodologia criada em parceria com a consultoria GO Associados.

O Ranking é composto pela análise de três “dimensões” distintas do saneamento básico de cada município: “Nível de Atendimento”, “Melhoria do Atendimento” e “Nível de Eficiência”. Nesta edição, Campinas (SP) foi a primeira colocada, seguida por Limeira (SP) e Niterói (RJ). Um ponto importante é que se observou uma aparente queda nos resultados gerais de saneamento reportados pelo Sinisa de 2025, que considera os dados do ano de 2023, quando comparados aos dados do SNIS de 2024 (ano-base 2022).

Conforme o levantamento, o destaque de Uberaba, com mais de 337 mil habitantes, vem das análises de componentes distintos, como os indicadores de atendimento total de água, esgoto e redução de perdas. Conforme o ITB, eles estão muito próximos dos estágios mais avançados de desenvolvimento e universalização dos serviços de saneamento, como reforça a pesquisa do Trata Brasil.

O presidente da Codau, Rui Ramos, comemorou os resultados registrados no ranking 2025. “A pesquisa contabilizou nossos investimentos em água a curto prazo, como a entrega de poços profundos tubulares para suprir a demanda imediata por água em Uberaba. Temos cinco, que representam um incremento de 20% do que é produzido nas Estações de Tratamento de Água, e ainda os novos Centros de Reservação, que ampliaram em 25% a nossa capacidade de armazenamento”, ressaltou.

Ramos garantiu que em longo prazo mais investimentos serão implementados no município. “Já temos os recursos para a nova fonte de abastecimento do município, que é o Sistema Rio Grande, formado pela captação, adutoras e nova Estação de Tratamento de Água na região sul de Uberaba”, destacou ele.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por