CIDADE

Uberaba não atinge teto para beneficiários do Bolsa Família

Município ainda tem problemas para verificar exigências da saúde no programa Bolsa Família. PMU precisa acompanhar

Gisele Barcelos
Publicado em 10/07/2010 às 00:38Atualizado em 17/12/2022 às 06:30
Compartilhar

Município ainda tem problemas para verificar exigências da saúde no programa Bolsa Família. Prefeituras precisam acompanhar se as famílias beneficiadas estão regulares com o calendário de vacinação de crianças com até sete anos de idade e se as gestantes estão em dia com o pré-natal. O último ciclo de avaliação terminou em junho e Uberaba só conseguiu cobrir 58% dos beneficiários. Balanço foi divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Das 5.352 famílias cadastradas, o município não conseguiu verificar o cumprimento das condicionalidades em saúde para 2.245. Com isso, o índice de acompanhamento chegou a 58%, um pequeno avanço comparado ao relatório de abril, que fechou em 54%.

Conforme a secretaria municipal de Desenvolvimento Social, Maria Thereza Rodrigues da Cunha (PT), o percentual reflete as próprias limitações do Programa Saúde da Família (PSF). Ela salienta que a cobertura do PSF não atinge 60% da população uberabense e a lacuna dificulta apurar as condição de saúde dos beneficiários do Bolsa Família. “Eles têm sido parceiros, mas não chegam a todos os pontos da cidade. Já escolas, temos uma por bairro. Isso ajuda a ter controle da frequência escolar”, argumenta.

O Ministério do Desenvolvimento Social ainda não consolidou o índice sobre as condicionalidades da Educação. Entretanto, balanço parcial apontava em meados de junho que de 9.226 alunos, 8.279 estavam sendo acompanhados. Um percentual de 89%.

A secretaria salienta também que os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) precisam ter mais aproximação com as famílias. “Precisamos fazer com que o CRAS cumpra essa função e não centralizar ações na secretaria”, pondera.

De acordo com Maria Thereza, a expectativa com o próximo Índice de Gestão Descentralizada (IGD) é ampliar o volume de recursos. O último repasse foi de R$ 7.923. No entanto, o resultado final ainda deverá ficar longe do teto permitido para o município, R$ 25.460.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por