A secretária municipal de Educação, Juliana Petek, afirmou em entrevista à Rádio JM, que o quadro de professores da rede municipal de Uberaba está praticamente completo, com apenas 1% de déficit em profissionais regentes. Segundo ela, esse índice corresponde a situações dinâmicas, como exonerações, aposentadorias, falecimentos ou afastamentos por motivos de saúde. No total, cerca de 1.100 docentes aprovados em concursos já foram convocados, dos quais 264 desistiram da vaga. Entretanto, o município ainda apresenta carência de professores em sala de aula.
A recomposição do quadro docente foi impulsionada, principalmente, pelo concurso público realizado em 2023, após recomendação do Ministério Público de Minas gerais (MPMG) para suprir a carência histórica de professores em Uberaba. Só no início deste ano, 100 novos profissionais foram chamados para atuar na rede pública de ensino, além da designação de outros 189 temporários para cobrir lacunas antes da volta às aulas.
Apesar do aparente saldo positivo, a principal dificuldade ainda é a carência de professores em sala de aula, especialmente os de Língua Portuguesa, como pontuou Petek. “A gente chama os professores pelo concurso: alguns tomam posse, outros declinam. Hoje o que mais temos são frações de aulas, não cargos completos. Já estamos na 15ª convocação, chamando praticamente o dobro do previsto no TAC. Sempre que há desligamento, fazemos nova chamada, e o processo tem funcionado bem”. Nesses casos, a Secretaria depende da adesão de docentes já efetivos para assumir as cargas horárias remanescentes.
A rotatividade, contudo, segue sendo um ponto de atenção. Em janeiro, a secretária informou que a rede perde em média 400 professores por ano, entre desligamentos e aposentadorias. “Nós já demos posse pra quase 1.100 profissionais. Desses, apenas 264 desistiram. O restante ingressou na carreira. Então, o nosso primeiro objetivo é professor em sala de aula”, destacou Petek.
A falta de professores, inclusive, tem impacto direto nos índices de aprendizagem. O último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostrou estagnação no desempenho da rede municipal de Uberaba. Nos anos iniciais do ensino fundamental, a nota de 2023 (5,6) voltou ao mesmo patamar de 2013, abaixo da meta prevista (6,2). Já nos anos finais, a rede obteve nota 5, repetindo o resultado de 2021 e distante da meta de 5,5. Os números interromperam uma tendência de crescimento observada entre 2005 e 2019.
Em contrapartida, a taxa de alfabetização das crianças apresentou melhora: em 2024, o índice chegou a 57,68%, superando a meta local de 51,32%. No entanto, o resultado ainda ficou abaixo da média nacional, de 59,2%. A defasagem pode estar relacionada à falta de professores de Língua Portuguesa, já que a maior parte das vacâncias e desistências ocorre justamente nessa área, considerada estratégica para garantir avanços mais consistentes na alfabetização.