Mosquito da dengue (Foto/Agência Brasil)
Boletim Epidemiológico da Dengue, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), aponta que Uberaba tem 15.226 casos suspeitos de dengue. Foram registradas 15 mortes em decorrência da doença este ano. No levantamento anterior, publicado em meados de julho, eram 14.415.
Leia também: Cresce número de mortes por dengue em Uberaba
No boletim atual, Uberaba registra 46 casos suspeitos de febre chikungunya. Na divulgação de julho, eram 44. Não há mortes registradas ou suspeitas em Uberaba por conta da febre chikungunya. Foi registrado um caso suspeito de zika vírus. Também não há mortes registradas por zika.
Minas Gerais registrou 392.132 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 258.388 casos foram confirmados para a doença. Há 166 óbitos confirmados por dengue em Minas Gerais e 102 óbitos em investigação.
Em relação à febre chikungunya, foram registrados 84.448 casos prováveis da doença, dos quais 62.147 foram confirmados. Até o momento, foram confirmados 33 óbitos por chikungunya em Minas Gerais e 15 estão em investigação.
Quanto ao vírus zika, até o momento foram registrados 158 casos prováveis. Há 28 confirmados para a doença e não há óbitos por zika em Minas Gerais, até o momento.
A SES-MG informou que, considerando o fim do período sazonal, a partir do dia 5 de junho, o boletim passou a ser atualizado quinzenalmente e o painel de arboviroses, semanalmente.
Conforme o Painel de Monitoramento das Arboviroses, do Ministério da Saúde, em Minas Gerais os focos do mosquito Aedes aegypti estão em 30,12% localizados em tambores e caixas d’água; 41,84%, em vasos, garrafas, calhas, lajes, depósitos naturais e bromélias, e 28,04%, em pneus e recipientes plásticos.
Vasos de plantas estão entre os principais focos de dengue em Uberaba (Foto/Reprodução)