Entrega será feita às superintendências regionais de saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais; Uberaba é uma das cidades contempladas
Governo do Estado de Minas Gerais começa a distribuição de 405.845 testes rápidos NS1 em cassete para contemplar todos os municípios, inclusive Uberaba (Foto/Divulgação)
Governo de Minas vai iniciar a distribuição de testes rápidos para apoiar o diagnóstico de dengue em todo o estado. Uberaba é um dos municípios contemplados e, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), receberá seis mil testes nos próximos dias.
A iniciativa se soma às ações de enfrentamento à dengue em Minas Gerais e se firma como importante estratégia na atenção primária. Todos os 853 municípios mineiros receberão remessas calculadas de forma proporcional à população, com base no Censo 2022. A cota destinada a Uberaba contempla seis mil testes rápidos NS1 em cassete.
Embora o teste seja um grande aliado ao diagnóstico, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi, pondera que a conduta clínica ainda é preponderante, sobretudo para análise de sinais de alarme e gravidade. Os testes reforçarão sobretudo a atenção básica nos municípios.
“Tão logo o paciente chegue à unidade de saúde com os sintomas característicos da doença, ele deve ser acolhido e realizar a detecção por meio do teste rápido. Caso o resultado seja positivo, o manejo clínico será imediatamente iniciado, evitando assim casos graves e óbitos”, explica Prosdocimi.
Ainda de acordo com o governo do Estado, o envio dos testes começou nessa quarta-feira (12).
Testes NS1 em cassete que Uberaba receberá para auxiliar o diagnóstico de dengue (Foto/Divulgação)
Testes NS1 em cassete que Uberaba receberá para auxiliar o diagnóstico de dengue (Foto/Divulgação)