Projeto transforma realidades através da costura (Foto/Sedese)
O projeto Trajeto da Moda será expandido para mais 51 municípios mineiros em 2025, entre eles Uberaba, para beneficiar diretamente 765 mulheres. Segundo informações da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o projeto fortalece a inclusão produtiva e promove oportunidades de geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
"Nossa intenção é ampliar essa rede. Estamos promovendo um ciclo de preparação que reflete diretamente na geração de renda e autoestima dessas mulheres. Graças ao projeto, elas descobrem novas possibilidades, para se desenvolver e trilhar novos caminhos", ressalta o governador Romeu Zema.
Para viabilizar a expansão, foram investidos cerca de R$ 17 milhões em 2024 na aquisição de maquinário e na contratação de qualificações e assessoramento técnico. Até o momento, 539 mulheres em 41 municípios já foram atendidas.
Com a previsão de expansão até 2026, o Trajeto Moda deve impactar 1.341 mulheres em 92 cidades mineiras, promovendo avanços significativos na autonomia financeira e no fortalecimento da economia criativa local.
Trajeto Moda
Mais que uma qualificação, o programa busca proporcionar autonomia financeira às participantes e fortalece a economia local. Com os conhecimentos adquiridos, as mulheres poderão iniciar seus próprios negócios ou atuar no setor, impulsionando e valorizando o desenvolvimento econômico da região.
A expansão do projeto, já reconhecido como um modelo de inclusão social bem-sucedido, demonstra o compromisso do Governo de Minas em transformar a realidade de mulheres em situação de vulnerabilidade. Com iniciativas como essa, o Estado cria oportunidades para que elas assumam o protagonismo de suas trajetórias, promovendo mudanças em suas vidas e nas comunidades em que vivem.