Quando se fala no lançamento de um livro a primeira imagem que temos é a de um autor de meia idade ou uma mulher madura. Mas esse modelo começa a mudar. O jovem escritor Guilherme Rodrigues Vasconcelos André, de 21 anos, lança hoje o livro “Circo de Retratos”, em noite de autógrafos na livraria Nobel, a partir das 18h, no Shopping Uberaba.
Segundo o escritor, que assina com o pseudônimo “Gwýle”, a obra, uma compilação de poemas de um personagem de outro planeta, se passa no ano 3.243 anos D.C.. “Uso esse pseudônimo como uma forma de trazer a história para a realidade, pois ele se passa no futuro, onde o autor-pseudônimo tenta consertar o passado para evitar a destruição do planeta em sua época”, conta. De forma lúdica e fantástica, o livro conta histórias sobre os circos itinerantes, sobre as relações humanas e alerta sobre a dificuldade com que as pessoas lidam com o outro e o meio ambiente.
A obra é a estreia de Guilherme Rodrigues, uberabense e estudante de medicina, que já tem outros três livros escritos, desta série que contará com oito obras seguindo a mesma linha histórica. O escritor revela que o exercício de escrever livros surgiu de uma intensa vontade de criar. “Sempre gostei de pintar, compor e escrever”. Guilherme começou a escrever a série de livros há cerca de três anos, tendo como inspiração poemas de escritores do modernismo e pós-modernismo. “Mas tentei ler o mínimo possível para fazer algo original e bem diferente”, declara.
Hoje, a partir das 18h, o lançamento do livro “Circo de Retratos”, com poemas, desenhos e diagramação totalmente independente, contará com apresentação de palhaços e trapezistas para que o público, de todas as idades, em especial o juvenil, se aproxime ainda mais da história. Obra que exigiu empenho do escritor para que fosse publicada com apoio da Cinco-Construção e Incorporação Ltda., e Ideal Terraplanagem Ltda. “Fiquei quase um ano atrás de editoras que não responderam”, completa.