Por unanimidade, foi aprovada, ontem, a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Durante a votação da Congregação – formada por representantes dos alunos, professores e reitoria – para definição dos 206 artigos que comporão o Regimento Interno da universidade, alunos representantes de todos os cursos da UFTM reuniram-se em frente do prédio da instituição em manifestação pacífica para que os votantes posicionassem-se favoravelmente ao tópico.
De acordo com o estudante de nutrição Fábio da Veiga Hued, a mobilização partiu da necessidade de uma legislação interna específica que salvaguardasse os interesses dos alunos. “É a fato que o número de alunos cresceu significativamente, assim como a infraestrutura, e achamos isso ótimo, entretanto, a assistência aos discentes não está crescendo na mesma proporção que a universidade”, observa Sandro.
De acordo com a assessoria de comunicação da UFTM, a expectativa é a de que as reuniões, que ocorrem periodicamente às quintas-feiras, resultem na conclusão do Estatuto já nas próximas semanas.
Sobre a manifestação, a assessoria informou que já era previamente conhecida pela instituição que, inclusive, cedeu espaço para que os estudantes afixassem os cartazes da atividade. Ainda segundo informações da UFTM, com a reunião de ontem e definição de 188 artigos, o Estatuto entra em fase final de conclusão.