CIDADE

UFTM e escola Dulce assinam convênio

Convênio voltado para a implantação e o desenvolvimento de ações educacionais foi assinado na tarde de ontem

Publicado em 02/07/2011 às 00:11Atualizado em 19/12/2022 às 23:33
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Convênio voltado para a implantação e o desenvolvimento de ações educacionais, eventos, seminários, cursos e estágios com o objetivo de promover a política de inclusão social, acessibilidade e diversidade, em especial do surdo, no contexto universitário e na formação de professores para atuar na educação de surdos, bem como formar e qualificar intérpretes de Libras com oferta de cursos preparatórios para certificação em Prolibras – Proficiência na Tradução e da Libras/Português/Libra foi assinado na tarde de ontem entre a UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e a Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba, respectivamente, pelo reitor Virmondes Rodrigues Júnior e pelo presidente da entidade, Irizon Amaral de Arantes.

Todos os cursos, realizados em parceria, especialmente os do Projeto Mosaico de Inclusão Social, desenvolvidos pela Escola Dulce, com o patrocínio da Petrobras e apoio do Fumdicau (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), Comdicau (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba) e UFTM serão certificados pela Universidade e escola para surdos Dulce de Oliveira.

Sobre a formalização do convênio, disse o reitor Virmondes Rodrigues Junior: “Na verdade, significa um compromisso que temos tanto com a escola Dulce de Oliveira quanto com a Universidade de trabalhar no sentido de dar mais oportunidade de inclusão, no caso do convênio de hoje, especialmente aos deficientes auditivos.

“Neste momento histórico para a escola Dulce de Oliveira, quero registrar que o nosso desafio é algo significativo, pois apenas 3% das pessoas surdas concluem o ensino médio”, disse Irizon Arantes. “Está provado que a criança surda que estuda por meio da Língua de Sinais aprende a ler e escrever mais rápido e com melhor resultado. O papel do professor é orientar os pais sobre as alternativas possíveis na educação da criança surda”, diz.

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