O pró-reitor de Ensino da UFTM, professor Acir Mário Karwoski, afirma que parceria possibilitará maior inclusão dos surdos
Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) firmaram convênio para a implantação e desenvolvimento de ações educacionais, como promoção de eventos, seminários, cursos e estágio com temáticas baseadas na inclusão social, acessibilidade e diversidade.
O pró-reitor de Ensino da UFTM, professor Acir Mário Karwoski, afirma que a parceria vai possibilitar uma maior inclusão dos surdos no meio acadêmico e, em contrapartida, possibilitar o aprendizado de libras aos universitários. “Vamos desenvolver diversas atividades ligadas à formação do professor e inserção do surdo na comunidade universitária. Os estudantes da universidade, principalmente das licenciaturas, também vão ter maior contato com a língua de sinais, tendo em vista a obrigatoriedade da inserção de libras nos currículos.”
A coordenadora pedagógica da Associação, Vivian Zerbinatti, afirma que é uma necessidade abrir as portas das universidades para os surdos. “Essa é nossa intenção. Porque a gente acabou de formar uma turma de 9º ano que está indo agora para o Ensino Médio. Esses 14 alunos têm muita vontade de fazer uma faculdade.”
Uma das primeiras ações dentro da parceria será a realização da formação para o Curso Preparatório para Tradutores e Interpretes da Língua Brasileira de Sinais, dentro das instalações da Universidade. A assinatura do convênio está marcada para dia 1º de julho, sexta-feira, pelo reitor professor Virmondes Rodrigues Júnior, reitor da UFTM.