Orientações sobre engenharia e segurança do trabalho serão oferecidas durante as ações previstas para este mês (Foto/Reprodução)
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), por meio do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor (DASS), deu início à campanha “Abril Verde”, que objetiva conscientizar a população sobre a importância da saúde e da segurança no ambiente laboral e a prevenção de acidentes de trabalho.
Esse movimento é representado por um laço verde, cor escolhida por representar a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. Em 2024, a campanha do Abril Verde será realizada através do “Projeto Tenda da Saúde. É uma proposta itinerante, com o objetivo de levar estratégias simples e efetivas de saúde e que possam ser incorporadas no cotidiano dos servidores.
O DASS, por meio da Divisão de Vigilância e Promoção à Saúde (DVPS) e do Serviço de Engenharia e Segurança do Trabalho (Sest), realiza neste mês de abril ações conjuntas com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost/Ebserh). O objetivo é sensibilizar os servidores sobre a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho.
Esta campanha, embora tenha o mês de abril como base e interesse, deve ser compreendida como uma ação contínua. O intuito é promover a cultura de saúde, segurança e prevenção.
A campanha contará com Cinco atividades: aferição de Pressão Arterial; fornecer orientações nutricionais por meio de Painel Nutricional: “Você sabe o que está comendo?”; pensar sobre saúde mental por meio de cartazes do Caminho para Reflexão de Emoções e orientações de segurança – engenharia de segurança do trabalho.
No próximo dia 17, a campanha será realizada no campus da Univerdecidade, no Restaurante Universitário, e no dia 24, no prédio da Reitoria.
GeraVida
O DASS promove no próximo dia 30 o Programa GeraVida, voltado aos papais e às mamães de criança pequena, às gestantes, a quem planeja engravidar ou se interessa pela temática para o 1º encontro de 2024.
O GeraVida é o nome dado ao encontro de orientações voltadas ao período gestacional, parto e puerpério, e aos cuidados ao recém-nascido e à primeira infância. O objetivo é orientar e promover qualidade de vida e saúde por meio de ações educativas nestas fases da vida, além de considerar o letramento em saúde como base para o conhecimento.