NOVIDADE

UFTM inaugura RU no Abadia, mas com reclamações de estudantes

Tito Teixeira/Rafaella Massa
Publicado em 02/06/2023 às 21:43
Compartilhar

RU da UFTM (Foto/Arquivo)

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) inaugurou o Restaurante Universitário da UFTM – Unidade Abadia. As refeições terão o custo de R$6,50 para estudantes dos cursos do Cefores e de cursos de graduação presenciais. Para demais segmentos, o valor será de R$10,96. No entanto, alunos e usuários reclamaram ao Jornal da Manhã sobre problemas detectados na estrutura do prédio que comporta o equipamento de alimentação.

Segundo denunciante, o teto do restaurante apresenta infiltrações e o sistema de alarme de incêndio está danificado. Também há reclamações sobre a localização dos botijões de gás de cozinha, que estariam próximos à área de fumantes e ao estacionamento e, ainda, foi relatada a falta do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).  

O Jornal da Manhã entrou em contato com a universidade em busca de um posicionamento sobre à denúncia. Em nota, a UFTM informa que situações desta natureza são sempre monitoradas e os reparos, realizados quando necessário. As demandas são atendidas pela equipe de manutenção do Departamento de Engenharia e Manutenção/PREUNI - Prefeitura Universitária, conforme a instituição. 

Em relação ao AVCB, a universidade afirma que está em fase de adequação de projetos para todo o complexo do Centro de Pesquisas Prof. Dr. Aluizio Rosa Prata e do Centro Educacional. “Estas adequações em projetos são necessárias devido a alterações constantes que ocorrem nos layouts internos dos ambientes (salas de aula, laboratório e áreas administrativas). Tão logo as adequações dos projetos estejam concluídas, os mesmos serão submetidos ao Corpo de Bombeiros para avaliação e aprovação”, esclarece, em nota.  

Ainda segundo a instituição, o Complexo Centro de Pesquisas e o Centro Educacional possuem sistemas de prevenção e combate à incêndio em funcionamento, tais como rede de hidrantes, rede de sprinkler, rede de alarme de incêndio, extintores iluminação de emergência, sinalização e saídas de emergência, dentre outros dispositivos. “Eventuais manutenções dos sistemas são monitoradas constantemente pelas equipes técnicas da Universidade”, informa.   

O funcionamento para almoço será das 11h às 14h e o jantar será servido das 18h às 19h30. O Restaurante Universitário, popularmente chamado RU, está localizado no 2º andar do prédio anexo ao Centro de Pesquisas Professor Aluízio Rosa Prata, junto ao Centro Educacional da UFTM.

Segundo a assessoria de imprensa da UFTM, qualquer pessoa pode utilizar o RU, independentemente de ter vínculo com a UFTM. A única diferença encontra-se no valor do tíquete.

O cardápio diário dos restaurantes inclui prato principal, arroz, feijão, guarnição, duas saladas, sobremesa e refresco. Haverá diariamente opção vegetariana, como ovos, preparações com grãos e/ou legumes. A sobremesa, obrigatoriamente, será fruta, podendo também, a critério da empresa contratada, oferecer doces para que o usuário escolha uma opção apenas de doce ou fruta. O usuário do RU poderá servir-se apenas uma vez no buffet. As opções de prato principal, sobremesa e refresco serão porcionadas.

Os tíquetes começam a ser vendidos antes do horário das refeições, das 9h30 às 14h e das 17h às 19h30. O RU conta com sistema de controle de acessos e pagamento do subsídio que é feito para os estudantes dos cursos técnicos do Cefores e de graduação da UFTM.

O sistema lê um QR Code que, para os alunos, consta na carteirinha digital (que pode ser acessada pelo Siscad), enquanto para servidores e usuários externos está disponível no sistema integrado (no menu acadêmico/Restaurante Universitário/QR Code Restaurante Universitário). Os usuários que não possuem ainda o QR Code podem, de forma alternativa, digitar o CPF para ter acesso às refeições.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por