Eleições para reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro terão mais uma etapa importante deflagrada amanhã. Nesta data, a Comissão Eleitoral será instalada.
Esta equipe trabalhará na elaboração de prazos para inscrições das chapas interessadas em concorrer à eleição. De acordo com a assessoria de comunicação da UFTM, somente depois da formação da comissão será possível fornecer prazos para debates e definir o dia da realização da votação.
No entanto, nos bastidores, já é dado como certa a promoção da eleição no fim da segunda semana de maio. As candidaturas ainda não foram oficializadas, mas os nomes presentes na disputa também já são conhecidos publicamente: o do reitor pro tempore Virmondes Rodrigues, que esteve por cinco anos nesta condição, e o do professor e médico Eddie Murta, como candidato de oposição.
Valdemar Hial, cuja candidatura chegou a ser ventilada, não deve entrar na disputa, pois completará 70 anos, com consequente aposentadoria compulsória.
Hoje, deve ser definida a quantidade de pessoas presentes na Comissão Eleitoral. Esta estrutura contará com representantes das três esferas da comunidade acadêmica: professores, alunos e técnicos administrativos. Ainda de acordo com informações da UFTM, cada segmento destes deverá ter a mesma quantidade de representantes.