Grupo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) que participou da operação Rei do Baião, do Projeto Rondon 2010, chegou a Uberaba no último domingo (25). Eles passaram 16 dias no semiárido de Pernambuco, onde realizaram palestras, oficinas e dinâmicas nas áreas de saúde, esporte, educação, gestão pública e sustentabilidade.
Oito alunos de várias áreas da UFTM, acompanhados pelas professoras Karina Pereira (Fisioterapia) – coordenadora da equipe de Uberaba – e Fernanda Penaforte (Nutrição), foram para Petrolina, onde passaram dois dias, e depois para Carnaubeira da Penha, com 12 mil habitantes, localizada a 425km de Recife. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade é 0,537, o que situa o município em 180° no ranking de Pernambuco e em 5.388° no panorama brasileiro.
Professora Karina conta que a realidade do local é muito diferente de Uberaba, pois enfrentaram muitas dificuldades. “Para desenvolver nosso projeto tivemos que bater de porta em porta para convidar a população, foi muito cansativo, mas uma experiência inigualável para nossos alunos”, afirma.