A denúncia foi feita pelo vereador Diego Rodrigues, informando, inclusive, que a presença dos aracnídeos não interrompeu os atendimentos no local, mesmo com a exposição de usuários ao risco

A situação foi também alvo de denúncia do vereador Diego Rodrigues (PDT), que cobrou providências do Centro de Endemias e Zoonoses (Foto/Reprodução)
Pacientes que passaram nesta semana pela Unidade Básica de Saúde da Família Copacabana, no Jardim Copacabana, em Uberaba, foram surpreendidos pela presença de carrapatos nas paredes. A situação foi também alvo de denúncia do vereador Diego Rodrigues (PDT), que cobrou providências do Centro de Endemias e Zoonoses. Procurada pela reportagem do Jornal da Manhã, a Secretaria Municipal de Saúde informou que dedetização está programada para a manhã desta sexta-feira (20) no local.
Em vídeo compartilhado em suas redes sociais, o vereador denuncia que a presença dos aracnídeos não interrompeu os atendimentos na unidade, o que expõe os usuários a risco. “A gente tem bebês, crianças, idosos, vacinação acontecendo, no meio de carrapatos”, afirma. Ao JM, o vereador informou que, no momento de sua visita à unidade, cerca de 15 pessoas aguardavam atendimento. Segundo ele, a gerente da UBS informou ter acionado o Departamento de Zoonoses ainda pela manhã, mas que até aquele momento ainda não havia recebido visita dos agentes.
Ainda de acordo com Diego Rodrigues, a unidade é alvo rotineiro da presença de animais indesejados. Nesse sentido, o vereador pondera ser necessária uma ação mais contundente do Executivo para identificação dos focos, a fim de minimizar o desconforto dos usuários da UBS.
Procurada, a Secretaria de Saúde informou, por meio das Diretorias de Atenção à Saúde e Vigilância em Saúde, que a gerência da unidade constatou a situação na manhã de quinta-feira (19), após o feriado de Carnaval, e acionou imediatamente a equipe técnica para avaliação. “Agentes estiveram no local durante a tarde e verificaram a necessidade de intervenção”, ressalta em nota.
Conforme a pasta, foi programada dedetização para a manhã desta sexta-feira (20), além de ações de controle de animais sinantrópicos no entorno da unidade, a fim de evitar novos focos.
Riscos à saúde
A principal doença transmitida por carrapatos a humanos no Brasil é a febre maculosa, infecção grave causada por bactéria e associada, principalmente, ao carrapato-estrela. Entre os sintomas estão febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e manchas avermelhadas na pele, geralmente nos pulsos e tornozelos. O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, com antibióticos adequados, mesmo antes da confirmação laboratorial, para reduzir o risco de agravamento.