Em 2010, as duas UPAs da cidade atenderam juntas mais de 216 mil pessoas, e em 2011 esse número tende a aumentar
Os números referentes aos atendimentos nas unidades de pronto-socorro de Uberaba são surpreendentes. Em 2010, as duas UPAs da cidade atenderam juntas mais de 216 mil pessoas, e em 2011 esse número tende a aumentar.
Só na UPA Abadia foram atendidas 132.157 pessoas em 2010. Sendo que maior quantidade de entradas foi no setor de clínica, com 94 mil registros, seguido por pediatria e odontologia. Resultado que perfaz uma média de 300 pessoas por dia. Já na São Benedito, a média diária foi de 250 pessoas, que no total gerou em mais de 85 mil atendimentos, incluindo serviço social, enfermagem e vacinas. O horário de procura mais concorrido é das 7h às 13h.
Em 2011, os números já superam a média. Só na unidade do bairro Abadia contabilizam-se 47.500 entradas nos primeiros quatro meses do ano, demonstrando um leve aumento na média, mas que no fim do ano pode representar um acréscimo de 10.343 atendimentos. De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Especializada, Cristina Strama, para aliviar as duas unidades, a Secretaria de Saúde deve inaugurar dentro de 120 dias uma nova UPA na avenida Leopoldino de Oliveira, na altura do Parque do Mirante.
Outra estratégia a ser adotada é a aplicação da Portaria 2.048, de 2002, do Ministério da Saúde, que prevê acolhimento para classificação da urgência de cada paciente e, assim, colocá-los em ordem de prioridade. “Estamos capacitando nossa equipe de enfermagem e todos os profissionais que atuam para implantar essa avaliação. Com isso, a gente vai atender aquele paciente que é de urgência e emergência, e aquele que não é vai ser encaminhado a uma unidade de atendimento básica”, explica a diretora. Já existe um serviço semelhante nas unidades, mas o projeto, conforme a diretriz da Portaria, deve entrar em vigor a partir do segundo semestre.
A diretora também afirma que orientar a população sobre o funcionamento das unidades é essencial para diminuir a espera e melhorar o atendimento. “O que a gente pede é que a população nos ajude, procurando primeiro as unidades básicas de Saúde, que têm os médicos de várias especialidades e os médicos de família. E quando houver realmente necessidade, encaminhar à urgência.” Ela também ressalta que o paciente que tiver alguma queixa em relação à qualidade do atendimento, deve utilizar o serviço de ouvidoria da Secretaria de Saúde pelos telefones 3331-2757 e 3331-2745.