As UPAs Mirante e São Benedito vêm registrando um aumento significativo na procura por atendimento, especialmente em casos suspeitos de arboviroses (principalmente a dengue). Esse crescimento naturalmente impacta o tempo de espera, mas a gestão firme e dedicada da Sociedade Educacional Uberabense (SEU) tem feito toda a diferença.
Com empenho redobrado, a equipe segue à risca o protocolo de Classificação de Risco, priorizando casos mais graves e garantindo que ninguém fique sem o cuidado necessário. O resultado? Pacientes e acompanhantes têm reconhecido e elogiado o atendimento acolhedor e eficiente nas unidades, destacando o comprometimento da equipe em meio aos desafios.
Nas últimas semanas, as Unidades de Pronto Atendimento tem atuado com média diária de 350 atendimentos, entre eles forte percentual de casos suspeitos de dengue.
“Os casos preferenciais são organizados já no momento da retirada da senha para triagem. Após a triagem, os pacientes seguem o fluxo de atendimento prioritário de acordo com a classificação de risco. Além disso, a equipe está dimensionada conforme a capacidade instalada da unidade, contando com um médico triagista, quatro médicos nos consultórios e dois médicos nos cuidados avançados”, explica o diretor administrativo da SEU, Frederico Ramos.
Além disso, explica Ramos, a equipe SEU está em constante diálogo com as autoridades municipais, sobretudo a Secretaria de Saúde, para eventuais adequações no enfrentamento às arboviroses, como já aconteceu recentemente.
Uma das mudanças, para garantir mais agilidade e eficiência na assistência tanto a adultos quanto a crianças, foi a reorganização da estrutura da UPA Mirante. Os consultórios e a ala de observação pediátrica passaram a ser utilizados exclusivamente para o atendimento de adultos.
Por isso, desde o dia 03 de março, crianças que necessitarem de atendimento pediátrico de urgência e emergência são encaminhadas para o Pronto Atendimento Infantil do Hospital Regional ou para o Hospital da Criança.
Entre pacientes e acompanhantes
Os reflexos da gestão das UPAs encontra eco entre pacientes e acompanhantes. Recentemente, pacientes vieram a público para elogios ao sistema de atendimento, por meio das redes sociais.
É o caso de Roberta de Oliveira, segundo declarou ela “estive hoje lá [UPA Mirante], cheio demais, mas vale ressaltar que mesmo lotada, atendimento rápido, triagem muito bem feita, observei que dentro das possibilidades deles, estavam atendendo bem”.
Outro elogio veio de Cristiano Oliveira Alves: “Tive ae em meados de janeiro, fui super bem atendido também, e rápido”. A usuária Danii Ferreira completou com a seguinte informação: “Eu levei meu filho e fomos bem atendidos graças à Deus. E não demorou muito não”. Postagem também em redes sociais renderam elogios a profissionais em atuação nas UPAs.