Prefeitura amplia atendimento para regularização do CadÚnico em Uberaba
CadÚnico (Foto/Divulgação)
Usuários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com benefício bloqueado ou cancelado podem procurar a sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em Uberaba, para orientações e atualização cadastral. O atendimento está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Rua Lauro Borges, 97, bairro Estados Unidos. Não é necessário agendamento.
No local, os usuários recebem informações sobre os motivos da interrupção do benefício e orientações sobre como regularizar a situação, de acordo com as especificidades de cada caso. Entre os principais fatores de bloqueio estão inconsistências relacionadas à renda, vínculo empregatício e composição familiar.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, o aumento nos bloqueios tem relação com o cruzamento de dados promovido pelo Governo Federal, que passou a utilizar diversas bases de informação para verificar a elegibilidade dos beneficiários. Isso gerou maior demanda nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
A medida de ampliar o atendimento para a sede da Secretaria tem como objetivo agilizar o suporte às famílias. “Pedimos que a população tenha tranquilidade. Todos serão atendidos, sem necessidade de filas ou aglomeração. Nosso compromisso é aprimorar, cada vez mais, a qualidade do serviço prestado”, destacou Neri.
A Secretaria reforça que os dados do CadÚnico devem ser atualizados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração na realidade da família. A atualização pode ser feita no Cras de referência do bairro, mediante agendamento. Endereços, telefones e áreas de abrangência dos Cras estão disponíveis no site da Prefeitura de Uberaba.