Uberaba realizou neste sábado (30 de abril) o Dia D de vacinação contra a gripe, incluindo a H1N1
Uberaba realizou neste sábado (30 de abril) o Dia D de vacinação contra a gripe, incluindo a H1N1. A meta é imunizar no mínimo 80% das 48.035 pessoas prioritários pela campanha, sendo crianças menores de dois anos, gestantes, profissionais de Saúde e idosos. De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, já foram vacinadas, desde o primeiro dia, 12.036 pessoas, mas as gestantes ainda estão em menor número.
Esta afirmação é da diretora do departamento de Vigilância Epidemiológica da secretaria, Eliane Damasceno de Lacerda. “A campanha está sendo satisfatória, mas ainda estamos com um número baixo de procura no grupo de gestantes. Já vacinamos 31,1% das crianças, 17,27% trabalhadores de Saúde, mas isso é esperado porque ainda não começamos a imunização através de equipes volantes, visando a atender profissionais que trabalham em CTI, pronto-socorro, ginecologia, pediatria e clínica médica”, explica.
Até o momento, a população de idosos, cerca de 35.808 pessoas acima de 60 anos, é a que mais tem procurado os postos de vacinação. Deste total, 25,41% já foram vacinados, enquanto das 3.693 gestantes, apenas 18,68% estão imunes aos vírus da gripe e suas complicações. Para a diretora, o que tem dificultado o acesso das futuras mamães à imunização seria falta de informação e, talvez, medo da vacina. “Esperamos que os ginecologistas reforcem a orientação de que as gestantes devem procurar os serviços de saúde para que fiquem protegidas, assim como seus filhos”, esclarece.
A recomendação é que os pais continuem levando as crianças a partir de seis meses e menores de dois anos aos postos de vacinação com o cartão em mãos, para que seja regularizado. “Consideramos que até o momento a campanha está satisfatória e dentro do esperado, visto que temos mais duas semanas até o final da campanha, dia 13 de maio, e as equipes ainda vão vacinar a população idosa que permanece acamada”, frisa Eliane Damasceno.