Depois de inúmeras reclamações sobre a falta de vacinas contra pneumonia no município, na quinta-feira (09), e o desencontro de informações entre a Secretaria de Saúde
Depois de inúmeras reclamações sobre a falta de vacinas contra pneumonia no município, na quinta-feira (09), e o desencontro de informações entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Gerência Regional de Saúde, 100 doses foram encaminhadas aos postos que apresentaram uma demanda maior.
Mas no mesmo dia as vacinas se esgotaram e o problema persistiu.
Leitora do jornal, Melissa Petri protesta contra a escassez de provisões para os postos de Uberaba. De acordo com ela, também as vacinas Prevenar e Meningo C estão sempre em falta. “São vacinas muito importantes e as crianças nunca tomam no tempo certo, mas o governo não envia as vacinas, nem o número de doses certo, e quando envia, manda 10 ou 12, acabando no mesmo dia”, reclamou.
Mãe de uma criança de 2 meses, ela questiona “como o governo pode mandar 10 doses da vacina para cada posto, com o número populacional de Uberaba”. A equipe de reportagem do Jornal da Manhã apurou que até a tarde de ontem, a Central de Vacinas, bem como os 36 postos de saúde da cidade, estavam desabastecidos. Sem as doses disponíveis, as atendentes não sabiam informar quando a nova remessa chegaria.
A diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Jane Andrade, informou que o compromisso da GRS é de repassar mais doses ainda esta semana. “O Estado repassa de acordo com o consumo sinalizado no fim de mês. Esse mês, o quantitativo menor de 100 partes foi repassado com o acordo de que a partir de hoje os estoques seriam repostos”, completou.
Desde novembro de 2009, o Estado encaminhou mais de 7 mil doses da vacina indicada para menores de 2 anos.