Mesmo depois de confirmada a denúncia da falta de vacinas contra pneumonia em Uberaba, as Unidades de Saúde ainda sofrem com a escassez. Na quinta-feira (9), em nenhuma das 36 UBSs era possível encontrar doses disponíveis.
Equipe de reportagem do JM apurou os fatos e constatou que, desde julho, até mesmo a Central de Vacinas, local responsável pela distribuição em toda a cidade, não possuía nenhuma provisão para imunização contra a doença. Na ocasião, a assessoria de imprensa da Gerência Regional de Saúde informou que 100 doses da vacina Pneumococo destinadas ao município em estoque estavam disponíveis, aguardando apenas que o município as buscasse.
Ontem, as doses foram distribuídas para alguns postos, onde a demanda era maior. Mas, segundo informações de uma das atendentes, que preferiu preservar a identidade, a quantidade de 14 doses para cada local não foi suficiente e algumas unidades nem chegaram a receber a vacina.
Na manhã de ontem, restavam apenas cinco doses disponíveis na Central de Vacinas, e, de acordo com uma das auxiliares, não havia informações concretas da próxima remessa.
A vacina foi incorporada ao calendário de vacinação em março deste ano e falta em unidades de saúde em todo o Estado. A Secretaria Municipal de Saúde não prestou informações sobre a quantidade de doses solicitadas ao Governo e nem o número ocasionado de déficit por conta da falta nos estoques. Na rede particular, a dose chega a custar R$ 280.