Nova direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da Macrorregião Triângulo Sul (Foto/Lílian Veronezi/PMU)
Nesta quinta-feira (13), gestores se reuniram para a eleição da nova diretoria do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) da Macrorregião Triângulo Sul. A nova direção tomará posse em maio e irá atuar durante o biênio 2025/2026. Com uma chapa inscrita, a eleição foi virtual, sem renúncia ou substituição de qualquer integrante.
A chapa eleita por aclamação será presidida pela atual secretária de Saúde de Uberaba, Valdilene Rocha Costa Alves. Também são componentes, o vice-presidente, Eder Aguiar Teixeira (Iturama); a secretária-geral, Danielle Ribeiro Borges de Castro Reis (Pirajuba); 1º Secretário, André Luiz de Morais Parula (Planura); 2ª secretária, Lilia Kelly da Silva (Veríssimo), e 3ª secretária, Thais Fabiana Silva (Pedrinópolis).
Conforme Valdilene Rocha, a presidência do Cosems colabora com a criação de políticas públicas não só para a cidade, mas para toda a região. "É importante e gratificante Uberaba conquistar essa posição de presidência em um conselho como este. Isso marca, com certeza, uma nova história para a região, para possibilitar melhores discussões, qualidade e eficiência nas políticas públicas da região", afirma.
Valdilene ainda destacou que a seleção de Uberaba para a presidência do colegiado mostra uma confiança no município, devido ao trabalho prestado nos últimos quatro anos de gestão. "Nós temos a responsabilidade, como sede de macro, de prestar uma assistência de qualidade para a região", ressaltou. A secretária concluiu ainda que, com o apoio de toda a chapa, que compõe as três microrregiões e representa 26 municípios, será possível ganhar protagonismo em saúde para a macrorregião Triângulo Sul.