Devido à alta demanda, novos contratos de aluguel em Uberaba tiveram uma alta acumulada de até 15% nos 12 meses até novembro. Corretores apontam que o preço de mercado é superior ao mesmo período do ano passado. E com o início do ano o segmento fica bem aquecido.
No entanto, o corretor e delegado do Conselho Regional de Corretores de Imóveis em Uberaba, Luis Fernando Batistuta, conta que como a demanda na cidade é grande, o valor de mercado é maior que o índice de inflação. “Hoje, vale a livre negociação e como a demanda em Uberaba é alta, o preço de mercado é mais vantajoso para o proprietário, pois os preços estão muito maior que a inflação”, explica Luis.
Ele pontua ainda que mesmo assim, em alguns casos, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), é usado como base de cálculo. “Quando o contrato é recente e não está defasado, na hora de renovar o contrato o cálculo é automático, seguindo o reajusto baseado no índice”, completa.
O IGP-M subiu 0,83% na primeira prévia de dezembro. Que acumula alta de 11,48% desde janeiro. Entre os subíndices que compõem o IGP-M, foram registrados acréscimos nas taxas do Índice de Preços ao Consumidor e do Índice Nacional de Custos da Construção.
Em Uberaba, a demanda por imóveis de aluguel vem aquecida desde o fim do ano passado, isso se deve aos constantes investimentos e a ampliação das universidades, segundo Luis Fernando.