Transposição no rio Uberaba (Foto/Divulgação)
Com as chuvas dos últimos dias, a vazão do rio Uberaba recupera e nessa quarta-feira já ultrapassava 1,2 mil litros por segundo, atingindo a capacidade de tratamento das três estações da Codau (Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas). De acordo com a autarquia, o volume garante distribuição de água e segurança na regularidade do abastecimento.
Os reservatórios de água de Uberaba estão há sete dias sem necessidade de interrupção devido ao estresse hídrico. Nessa quarta-feira (23), eles amanheceram com nível de 68,5%, quase 15% a mais do que o registrado às 22h da terça-feira (22).
O último fechamento de reservatórios ocorreu entre terça-feira (15) e quarta-feira (16), das 21h às 4h30, quando os níveis chegaram a 35%.
A previsão do tempo segue com a perspectiva de pancadas de chuva até o fim de semana, o que favorece o abastecimento. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já registrou um acumulado de 116,4mm de chuva em outubro até o momento.
Apesar da melhora, a Codau ainda orienta que a população continue adotando medidas de economia de água. “Algumas dicas incluem evitar desperdício e reduzir o consumo de água como parte do uso consciente; aproveitar a água da chuva para limpar quintais e lavar o carro. Reduzir o desperdício ajuda a manter os níveis de armazenamento dos reservatórios ao longo do dia”.