A movimentação do comércio no período de Natal este ano foi considerada positiva pela CDL de Uberaba (Foto/Arquivo)
Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) informou que as vendas natalinas registraram um aumento médio geral acima de 10% em relação ao Natal de 2023. Entre os produtos mais procurados estão artigos de vestuário, perfumaria, cosméticos, óculos e calçados, além de celulares e eletroeletrônicos.
“Contudo, tradicionalmente, alguns segmentos conseguiram percentuais bem acima da média”, observou o presidente da entidade, Fernando Xavier.
Ele também enumerou os setores com bom desempenho, entre os quais supermercados, bares, restaurantes, hotéis, móveis e eletrodomésticos.
Pode interessar: Ganhadores do sorteio Natal Premiado são conhecidos; veja quem são
“O movimento registrado mostrou a grandeza do nosso comércio. Uberaba, como cidade polo, atende perfeitamente toda a região”, finalizou o dirigente lojista.
Em todo o Brasil, de acordo com o Itaú Unibanco, que incluiu também dados de vendas em lojas físicas, houve um crescimento de 12,3% na semana anterior ao Natal, comparada ao mesmo período do ano anterior. Restaurantes e bares registraram o maior aumento, com 26,2%, e o setor de turismo e hotéis também apresentou bons resultados, com crescimento de 16%.
Os dados do Índice Cielo mostraram um aumento mais modesto nas vendas, de 3,4% em lojas físicas e de 2,9% no comércio eletrônico. A análise sugere que a migração de parte das compras para a Black Friday e o maior endividamento das famílias ao longo do ano podem ter influenciado esses resultados.
As previsões para o impacto da elevação dos juros pelo Banco Central, em resposta ao aumento da inflação, só devem ser mais perceptíveis no consumo em 2025. Dentro desse contexto, ainda se observou um crescimento de 11,6% nas vendas de eletrodomésticos e de 5,1% em telefonia.