Vigilância Sanitária já realizou mais de 970 procedimentos no segundo semestre de 2010, nos mais diversos segmentos. Realizando inspeção, reinspeção, ações educativas, interdições, desinterdições e notificações.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no balanço de janeiro a julho deste ano, o Departamento realizou 7.070 procedimentos. Destes, 4.173 foram ações em estabelecimentos, como escolas, motéis e similares, hospitais, clínicas médicas, academias, farmácias, açougues, padarias e supermercados, bares, lanches e restaurantes, e ainda distribuição de água.
Durante o mês de agosto, a Vigilância Sanitária chegou a 965 ações em empresas que oferecem serviços ligados diretamente à saúde. Nos supermercados e açougues foram realizadas 13 ações e 17 procedimentos. Já em setembro, foram realizadas 13 ações e 14 procedimentos, inclusive em parceira com o Serviço Municipal de Inspeção (SIM), que está ligado à Secretaria Municipal de Agricultura e Procon.
O Departamento não realiza apenas autuações nos estabelecimentos comerciais. Além da fiscalização, são realizadas ações educativas, orientando os empresários como proceder.