Na manhã desta segunda-feira (21), foi aberta a VII Semana da Saúde Bucal de Uberaba. Com foco na doença periodontal e no tratamento ofertado no serviço público, o evento de abertura contou com a presença de profissionais e acadêmicos de odontologia. A solenidade foi realizada no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba.
A secretária de Saúde, Valdilene Rocha, pronunciou na abertura do evento, assim como a chefe do Departamento de Saúde Bucal, Márcia Nomelini; o representante do Conselho Federal de Odontologia, Ricardo Lourenço, o representante da Associação Brasileira de Odontologia, Alaor de Oliveira; o representante do Conselho Regional de Odontologia, Gláuber Rocha e o diretor do curso de Odontologia da Uniube, Luís Henrique Borges.
Valdilene destacou os avanços alcançados na saúde bucal do município e os investimentos no setor. “Sabemos que Uberaba tem hoje 70 consultórios odontológicos, entre atendimentos da atenção primária e secundária. Fizemos dez novos consultórios nessa gestão, adquirimos oito raios-x digitais no serviço de endodontia, implantamos o plantão de odontopediatria. Também estamos na fase final de implantação do serviço de laserterapia e da instalação do raios-x panorâmico”, destacou a secretária de Saúde.
Já a chefe Departamento de Saúde Bucal, Márcia Nomelini, ressaltou que, ao longo de sete edições, a Semana da Saúde Bucal de Uberaba vem atingindo os objetivos estabelecidos. “Nosso objetivo maior é propiciar a qualificação dos profissionais de saúde bucal, com palestras abordando as mais recentes tecnologias de enfrentamento de patologias bucais. Em segundo lugar, é realizar ações educativas voltadas para a população, visando prevenir as doenças e infecções bucais e assim melhorar a qualidade de vida da população”, disse ela.
Na sequência, o mestre e docente em periodontia, Max Antônio Alves Giani, deu início à palestra "Doença Periodontal: Um problema de saúde pública". O profissional abordou o que é e os protocolos simplificados para controle de doenças periodontais. A doença periodontal é uma condição infecciosa, imunológica e inflamatória que afeta as estruturas de proteção e sustentação do dente, e pode ser classificada em gengivite (forma mais leve da doença) e periodontite (forma mais grave).
Vale destacar que as palestras da Semana da Saúde Bucal se estenderão por todo o mês de outubro e novembro, para atingir um número maior de pessoas. Também será promovida uma série de atividades na Atenção Básica de Saúde e em escolas municipais, com foco na conscientização de adolescentes e adultos.
A realização da Semana é do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a parceria do curso de Odontologia da Uniube, da Associação Brasileira de Odontologia - Regional Uberaba e do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais.