BOA NOTÍCIA

Violência contra a mulher: seminário em Uberaba discute causas, impactos e respostas

Evento reuniu especialistas e público para discutir causas, impactos e estratégias de combate à violência de gênero

Publicado em 26/11/2025 às 20:03Atualizado em 27/11/2025 às 05:35
Compartilhar
 (FotoDivulgação)

(FotoDivulgação)

Uberaba sediou, nesta terça-feira (25), o I Seminário Municipal de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, data que marca o Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher. O encontro trouxe debates e diagnósticos sobre o tema e reforçou ações da rede de proteção no município.

Realizado no Auditório Turmalina da UFTM, o seminário reuniu profissionais da rede de atendimento, pesquisadores, estudantes e moradores interessados na discussão das múltiplas formas de violência de gênero. A programação incluiu palestras e mesas de debate voltadas às causas estruturais da violência, seus impactos e políticas de enfrentamento.

Entre as convidadas, a ginecologista Helena Paro (UFU) abordou “Entraves para os Direitos Reprodutivos no Brasil e os Impactos na Vida das Meninas, Mulheres e Pessoas que Gestam”. A professora Neiva Flávia (UFU), coordenadora dos grupos de estudo Entre Irmãs e Memoriar, tratou dos “Elementos Sócio-Históricos da Subordinação das Mulheres na Sociedade de Classes”.

A relação entre redes sociais, discursos misóginos e legitimação das violências foi tema da apresentação da pesquisadora Bárbara Oliveira Rosa, doutora em Serviço Social.

Durante o encontro, o público também teve acesso ao perfil e ao diagnóstico das mulheres vítimas de violência atendidas pelo SUS e pelo SUAS em Uberaba, contribuindo para a compreensão do cenário local e das demandas da rede.

Segundo a organização, o seminário fortaleceu a articulação entre instituições de ensino, Poder Público e sociedade civil, ampliando a integração das políticas de enfrentamento e divulgando ações já executadas no município.

O evento foi promovido pela Comissão de Enfrentamento da Violência contra a Mulher (Cevam), Nupaz, UFTM e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por