O Paleo Minas acontece entre os dias 27 e 29 de novembro, em Uberaba, quando serão apresentadas descobertas recentes, resultados de pesquisas e discussões sobre a importância da geoconservação
Uberaba receberá, entre os dias 27 e 29 de novembro de 2025, o Paleo Minas, encontro anual da Sociedade Brasileira de Paleontologia dedicado à troca de conhecimentos, divulgação científica e valorização do patrimônio fossilífero de Minas Gerais. A cidade, referência nacional pela região de Peirópolis, volta a ser palco de debates que conectam pesquisadores, estudantes e o público interessado no passado pré-histórico do estado.
Durante o evento, serão apresentadas descobertas recentes, resultados de pesquisas e discussões sobre a importância da geoconservação, da preservação de sítios fossilíferos e da geoeducação. A proposta é fortalecer a comunidade acadêmica mineira e ampliar o diálogo entre grupos de pesquisa.
Para o paleontólogo e professor da UFTM, Thiago Marinho, o encontro tem papel essencial na formação e integração dos pesquisadores.
“Esses encontros são importantes para pesquisadores e estudantes divulgarem suas pesquisas e estreitarem laços com outros grupos, promovendo a paleontologia em nível regional.”
Programação
A edição 2025 contará com palestras de especialistas de diferentes áreas da paleontologia:
Além das palestras, a programação inclui minicursos e uma visita guiada ao Museu dos Dinossauros, em Peirópolis — um dos pontos mais emblemáticos da paleontologia brasileira.