Encerra hoje o prazo para as vans escolares passarem pela 2ª vistoria da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes Especiais (Settrans). Os veículos que não passarem pela vistoria terão suas autorizações cassadas.
As vans que fazem o transporte escolar passam por duas vistorias anuais, a primeira no início do ano, que autoriza o veículo a realizar o transporte, e em julho, quando são vistoriadas novamente as condições do veículo.
O chefe da Seção de Transportes Especializados, Carlos Freitas, conta que para passar pela vistoria o veículo tem que ser aprovado pelo Inmetro. “Entre as documentações que o motorista tem que trazer está uma certidão do Inmetro, dada por empresa autorizada pelo instituto, que verifica todas as condições da van, mecânica, cinto de segurança, extintor de incêndio e vários outros itens”, explica.
E a van escolar que não passar por essa segunda vistoria, além de multa, terá sua autorização cassada, perdendo o direito de prestar o serviço. Freitas alerta os pais para que exijam a credencial do motorista e o credenciamento da van referentes ao exercício de 2010, “pois essa documentação garante que a van está em perfeita condição para fazer o transporte escolar”.