A revitalização do centro histórico de Uberaba promete inovações aos moradores e turistas com um toque artístico e temático que remete à história geológica da cidade. No coração do circuito turístico “Viva o Centro Uberaba – Cidade Presente”, ladrilhos hidráulicos com figura vetorizada de dinossauro vão sinalizar o caminho ao longo dos 2,25 quilômetros do circuito, proporcionando uma experiência imersiva.
De acordo com Isabella Nascimento, secretária de Planejamento, em entrevista à Rádio JM, os ladrilhos serão instalados a cada sete metros, ao longo das calçadas, a partir da Praça Rui Barbosa. Será criada uma trilha que contorna os pontos do percurso turístico do centro, conectando a história da cidade ao seu status de Geoparque, reconhecido pela Unesco. A iniciativa visa reforçar a identidade local e promover a conexão entre os importantes espaços, além de ser um convite para que os visitantes conheçam mais sobre a arquitetura e a cultura de Uberaba.
“Desde a Praça Rui Barbosa, teremos pequenos ladrilhos hidráulicos, 40cmX40cm, com uma figura de dinossauro, bastante sintética, que vai lembrar que somos Geoparque. Eles serão instalados ao longo de todo o percurso, de 7 em 7 metros; e esses ladrilhos vão sinalizar as calçadas ao longo desses 2,25 quilômetros do circuito”, explica a secretária.
A mudança, que inclui a remoção de uma estação do BRT em frente ao Mercado Municipal, também será complementada com intervenções no paisagismo e na pintura da área, visando integrar melhor o Mercadão e a Igreja Santa Rita, imóveis históricos de Uberaba. Embora a ideia inicial de uma elevatória de concreto tenha sido descartada devido às limitações legais, pequenas ações de “urbanismo tático” serão implementadas, trazendo mudanças na via e nas calçadas, para melhorar a estética do local.
“Pensamos em só fazer uma pequena pintura na avenida, o que seria uma intervenção mais tímida, e na praça. Serão as mesmas cores e mesmo desenho, apontando os caminhos para o Geossítio Santa Rita. Então, vai ficar interessante para unir essa mesma leitura artística, com a praça e esse canteiro. E, ainda, vamos chamar a atenção para que os turistas e toda a comunidade uberabense possa ser atraído para aquela área”, ressalta Isabella Nascimento.
Além dos ladrilhos de dinossauros, outras ações incluem a instalação de totens informativos e inclusivos, além da reposição de placas históricas ao longo do trajeto, destacando os marcos da cidade. A apresentação oficial do novo projeto está marcada para os dias 26 e 27 de março e será uma oportunidade para a população e turistas conhecerem as novidades do circuito.
Links relacionados: