(Foto/Divulgação PMU)
Desde o começo do ano, o encanteiramento para a produção de hortifrutigranjeiros no município é um dos principais serviços executados pela patrulha motomecanizada da Secretaria do Agronegócio (Sagri). O serviço, que é feito em toda a área rural de Uberaba, ganha destaque nas comunidades de São Basílio e Santa Fé, onde se concentram a maioria dos trabalhos, informa a Sagri.
O secretário da Pasta, Agnaldo Silva, acompanhou, nesta semana, os serviços de encanteiramento em São Basílio e constatou de perto que, devido à grande produção de hortifrutigranjeiros nessas duas comunidades, há necessidade de manter tratores específicos a disposição para atender estes pequenos produtores.
Agnaldo lembra que o serviço de preparo de solo é subsidiado pela Prefeitura de Uberaba, com o agricultor pagando menos da metade do preço de mercado pela hora trabalhada. “Ele solicita o serviço na Sagri pelo 33418-0443 e, obedecendo logística e data de inscrição, a gradagem é agendada e executada. A taxa é paga diretamente ao banco,” explica o secretário, destacando o propósito de fortalecer a horticultura no município.
Mauro José Resende, um dos produtores beneficiado com o serviço de encanteiramento da Sagri, no mês passado, em São Basílio, salienta a importância deste serviço de trator prestado pela Prefeitura. “Além de bem executado, é bem mais em conta que o particular,” ressalta. Há 20 anos ele produz hortifrutigranjeiros com foco nas folhosas, principalmente, alface. O horticultor conta também com a produção de almeirão, chicória, salsa e cebolinha.
Já o produtor de Santa Fé, Moacir Almeida, fala sobre as vantagens do valor cobrado pelo serviço de gradagem da Sagri. “Uma hora trabalhada foi bem barato e agora quero formar um pomar no local”, disse ele, acrescentando que vai plantar milho e feijão também. Atualmente, são cobrados os valores de R$ 80,00 pela hora trabalhada do trator pequeno e R$ 115,00 o trator grande.