(Foto/Divulgação PMU)
A Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec) se reuniu na última semana para discutir o planejamento de segurança do Carnaval Terra de Gigantes 2025.
Entre os temas abordados, destacou-se a expectativa de público para cada dia do evento: o tradicional desfile de bloquinhos na Rua Artur Machado, das 14h às 19h, nos dias 1º e 2 de março; o Festival de Marchinhas no Mercado Municipal, das 14h às 18h, incluindo um concurso de fantasia para crianças de 2 a 12 anos, no dia 3 de março; e os shows nos dias 3 e 4 de março, na Praça da Mogiana, das 15h à meia-noite.
Também foram discutidos o fechamento de vias na região central e no entorno da Praça da Mogiana, a atuação da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além da logística do transporte público nos quatro dias de festividade.
O secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública (Comseg), Weber de Almeida Januário, reforçou a importância do planejamento prévio para garantir a segurança dos participantes e proporcionar um evento tranquilo. “Ao longo dos últimos anos, esse planejamento tem sido essencial para direcionar as equipes, evitar transtornos e assegurar que eventos de grande porte em Uberaba sejam aproveitados com total segurança”, destacou.
O presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure, ressaltou o compromisso em tornar o Carnaval da cidade um dos mais seguros do país. “Teremos todo um aparato de segurança para que o nosso folião se sinta seguro, para vir com as famílias, que os visitantes possam fazer turismo com segurança no nosso município”, afirmou.
A reunião contou com a presença de representantes da Secretaria de Defesa Social (SDS), incluindo equipes de Trânsito, Transporte, Defesa Civil, Posturas e Guarda Civil Municipal; da Fundação Cultural de Uberaba (FCU); EXP Produções (gestora do Carnaval 2025); da Polícia Militar de Minas Gerais; do Corpo de Bombeiros; do Conselho Tutelar; e do Tribunal de Justiça (Vara da Infância e Juventude).