Uma nova estratégia no combate à dengue marcou o encontro de moradores do bairro Morada do Sol, que se reuniram ontem à noite
Uma nova estratégia no combate à dengue marcou o encontro de moradores do bairro Morada do Sol, que se reuniram ontem à noite (31), na casa de um deles. A ação foi organizada pelo departamento de Controle de Zoonoses e Associação dos Moradores do Conjunto Morada do Sol, que deverá agendar outras visitas também no Grande Boa Vista, ainda esta semana.
O diretor do Centro de Controle de Zoonoses, André Ribeiro, afirma que a ideia é reunir pequenos grupos na vizinhança para contato direto com as pessoas.
Segundo o líder comunitário, Eustáquio de Campos, o Poder Público tem investido bastante em campanhas na mídia, porém, muitas pessoas não se atentam à informação. “Tem gente que não lê o panfleto e não presta atenção na propaganda da televisão ou rádio. Com o pessoal ao vivo na casa do cidadão, é possível convencer melhor”, analisa.
Ele ainda alerta que as pessoas que quiserem marcar reuniões, o Centro de Controle de Zoonoses vai indicar um educador, que irá até a comunidade para fazer palestra e falar sobre os riscos da dengue para a população.
Na área do Grande Boa Vista, os vasos de plantas e bebedouros de animais ainda são os maiores focos, conforme o último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa).
A educadora em Saúde do Centro de Controle de Zoonoses, Noeme da Rocha Andrade, pondera que o problema continua dentro das casas e nos quintais. Por isso, esse trabalho está voltado às donas-de-casa.