ALTA MÉDICA

Família questiona alta de idosa no Hospital Regional e aponta falta de laudo de exame

Publicado em 04/09/2025 às 17:02
Compartilhar

A família de uma idosa de 85 anos, que já havia enfrentado quatro dias de espera por vaga para transfusão de sangue em Uberaba, voltou a acionar o Jornal da Manhã nesta semana. Eles acusam o Hospital Regional José Alencar de ter dado alta médica sem diagnóstico conclusivo e sem laudo da endoscopia realizada, mesmo com a paciente ainda apresentando sangramento nas fezes. O Hospital Regional, por sua vez, afirma que a liberação ocorreu após evolução favorável e estabilidade clínica, com consulta de retorno já agendada para a paciente nesta sexta-feira (5).

A neta da paciente acionou a reportagem do Jornal da Manhã e relatou que a alta foi concedida na sexta-feira (29), mas a idosa voltou a apresentar piora e precisou ser novamente internada nesta semana, agora no UPA São Benedito, com hemoglobina ainda mais baixa e necessitando de nova transfusão. “Os médicos mandaram minha avó para casa sem tratar, sem dar nenhum diagnóstico. Eles disseram que havia sido feita uma endoscopia, mas não existe laudo do exame. Ela voltou para casa ainda com sangramento e agora está pior que antes”, relatou.

A família afirma que questionou a liberação, mas recebeu a informação de que a paciente poderia retornar ao hospital em caso de intercorrências nos 15 dias seguintes. No entanto, ao procurar novamente o Regional, a entrada não foi permitida. “Na portaria disseram que isso não seria possível e tivemos que correr para a UPA”, contou a neta.

Ela também criticou a ausência de medidas para conter o quadro. “A única coisa que minha avó recebeu no Regional foi a transfusão. Não foi feito nenhum tratamento para estancar o sangramento. Se minha avó morrer, será totalmente negligência da saúde e dos médicos de Uberaba”, desabafa. 

Em resposta, a Sociedade Educacional Uberabense (SEU), gestora do Hospital Regional e das UPAs, informou que a paciente deu entrada no Regional em 22 de agosto e recebeu alta em 29 de agosto “após evolução favorável e estabilidade médica”.

A entidade destacou que a liberação foi feita após avaliação da equipe de cardiologia, considerando as condições de saúde pré-existentes, e que foram reforçadas orientações de acompanhamento, inclusive com consulta de retorno agendada para esta sexta-feira (5).

“O Hospital Regional José Alencar reforça que todas as decisões médicas são tomadas com responsabilidade, seguindo protocolos de segurança e com dedicação integral da equipe, sempre visando à saúde e bem-estar dos pacientes. Em caso de dúvidas, pacientes ou familiares podem solicitar esclarecimentos junto à equipe médica”, disse a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por