Anúncio de intervenção no Hospital da Criança continua “rendendo”. Esta semana, na Câmara, a presença a diretora Ana Paula Bose reacendeu discussões sobre as reais motivações da medida, e acabou motivando reação do ex-secretário municipal de Saúde, Iraci Neto, sobre o assunto. No início da noite desta quinta-feira, Iraci divulgou uma nota intitulada “Esclarecimentos técnicos à comunidade uberabense”, na qual elenca uma série de explicações, incluindo a criação do Pronto Atendimento Pediátrico no Hospital da Criança, batizado de Upinha. Veja o que ele disse.
ATENDIMENTO EXCLUSIVO
“As crianças precisavam ser preservadas. Quando elaboramos o estudo de centralização do pronto atendimento pediátrico/SUS para o Hospital da Criança, buscamos a qualificação estrutural e específica para o público infantil, proporcionando o bem estar das crianças, pois vivenciavam um cenário impactante na UPA do Mirante. Essa mudança otimizou e qualificou o uso dos recursos disponíveis à época, e nos deu condições de fortalecer o Hospital da Criança, que já tinha todo um perfil assistencial para atendimento pediátrico, sendo referência quase que centenária na cidade” - explicou o ex-secretário de Saúde.
Ainda de acordo com Iraci, “o foco foi estabelecer de fato a humanização dos atendimentos, com recepção e atendimento qualificado para um público específico (crianças). Os estudos técnicos apontaram a viabilidade do projeto de transferência dos atendimentos para o serviço de pronto atendimento do HC, processo que foi negociado e pactuado com total transparência, respeito e concordância das partes.”
DECISÃO ACERTADA
Na nota de esclarecimento, Iraci Neto ressalta que a criação da Upinha se mostrou uma decisão acertada. “A transição se deu em um período crítico, reconhecemos, mas passado isso, a decisão se mostrou totalmente aprovada, inclusive com uma avaliação de satisfação dos usuários feita à época pela ouvidoria da SMS/PMU. Portanto, essa parcela de informações de serviços prestados na nossa gestão, que compartilhamos com a sociedade, são para confirmar o compromisso que tivemos, e prestar contas da responsabilidade em melhorar o cotidiano das pessoas que dependem dos equipamentos públicos de saúde, principalmente as crianças e famílias uberabenses, pois sabem e acompanharam ao longo desses 4 anos de gestão (2017/2020), o esforço e dedicação para entregar o melhor para o município, mesmo enfrentando a maior crise sanitária do mundo moderno, a COVID 19” - frisou Iraci Neto.
PRETO NO BRANCO
Desde que deixou o cargo, Iraci tem evitado comentar as ações dos seus sucessores. Desta vez, porém, ele quebrou o jejum verbal. Nos seus esclarecimentos, ele faz um balanço das entregas feitas pela Secretaria de Saúde, nos últimos 4 anos do governo Paulo Piau. Cita, dentre outras, que deixou o cargo com “51 equipes completas da Estratégia Saúde da Família; extensão de horário de atendimento até 22h em quatro unidades de saúde; mais de 476 profissionais de saúde atuando na rede básica; manutenção e reforma de mais de 30 unidades básicas, além de construção de outras; 257 agentes comunitários em plena atividade, visitando as famílias”.
No seu relatório, Iraci ainda lembra a “abertura do único Hospital Regional em funcionamento no Estado de Minas Gerais, reformas das URS, suporte de assistência farmacêutica (rede de farmácias satélites e central)”, e por aí vai.
ALVO CERTEIRO
Demorou, mas a informação antecipada em primeira mão nesta coluna se confirmou: o empresário Gledston Morelli, o Dê, da Só Farois, foi confirmado presidente da Cohagra. O convite foi feito no mês passado, mas surgiu um impasse no meio do caminho. Como a Cohagra é uma sociedade de economia mista, havia dúvida se Dê poderia assumir o cargo para o qual se exige diploma universitário.
Questão acabou sendo relevada.
Veja também: Cohagra tem novo presidente
DINDIM
Vai custar R$ 8 milhões 280 mil o Centro de Reservação 16, que a Codau acaba de licitar. Vencedora da concorrência foi a Target Engenharia.
ESCOLHAS
Representantes da gaúcha BSBIOS estiveram em Uberaba nesta quinta-feira, cumprindo o compromisso assumido com a prefeita Elisa, durante a visita dela à empresa em Passo Fundo. Uma comitiva numerosa foi montada pelo gabinete para recepcionar os empresários, incluindo integrantes do governo municipal, representantes da Cemig, VLi, do Invest Minas, dentre outros. Desse primeiro contato em solo uberabense não participaram nem vereadores, nem lideranças classistas. Talvez num segundo momento…
É O CARA
A convite do ex-prefeito Anderson Adauto, o Consultor Paulo Kazuo veio a Uberaba especialmente para acompanhar as tratativas com os empresários gaúchos. Na noite de quarta-feira, assim que Kazuo desembarcou no aeroporto local, ele foi direto para a Aciu, onde empresários já o aguardavam para detalhamento sobre o projeto do pólo gás químico. Iniciativa do encontro foi do próprio Anderson, entendendo a necessidade de disponibilizar essas informações a formadores de opinião na cidade. Kazuo foi extremamente didático, deixando claro que esse projeto representará um salto olímpico de desenvolvimento para Uberaba e região.