INTERVENÇÃO

Prefeitura indicará mantenedora da Uniube como interventora do Hospital da Criança

Prefeita Elisa Araújo afirmou, no entanto, que se outra entidade manifestar interesse, caberá à gestão do Hospital da Criança escolher, já que a decisão não será "goela abaixo"

Gisele Barcelos
Publicado em 05/04/2023 às 12:15Atualizado em 05/04/2023 às 14:11
Compartilhar
Definição da intervenção do Hospital da Criança deve acontecer até o fim do mês (Foto/Arquivo)

Definição da intervenção do Hospital da Criança deve acontecer até o fim do mês (Foto/Arquivo)

Prefeitura Municipal de Uberaba indicará a Sociedade Educacional Uberabense, mantenedora da Uniube, como interventora para a gestão do Hospital da Criança. A informação é da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade), que falou sobre o assunto à Rádio JM nesta quarta-feira (5).

Segundo a chefe do Executivo, a entidade responsável por desenvolver levantamento sobre a situação do Hospital da Criança foi a única, até o momento, disposta a assumir a administração da unidade dentro do processo de intervenção. 

 "A Sociedade Educacional tem disponibilidade e está pronta, inclusive para apoiar no atendimento se tiver algum problema. No momento, é a única que se colocou à disposição", manifestou.

Além disso, a chefe do Executivo posicionou que o trabalho realizado no diagnóstico mostra que a mantenedora da Uniube tem expertise para promover as melhorias e adequações necessárias na gestão do Hospital da Criança. Com isso, será a indicação a ser feita pela Prefeitura à direção do estabelecimento.

"Pelo que foi apresentado no material técnico da Sociedade Educacional Uberabense, eles têm a competência para isso e têm a possibilidade de reduzir de custos, porque já têm a operação em outro local", acrescentou.

No entanto, a prefeita assegurou que não haverá imposição e a direção do hospital poderá acatar ou não a indicação do governo municipal. Segundo ela, o objetivo é construir a decisão de maneira coletiva, em comum acordo com os dirigentes da unidade.

"Vamos direcionar já a solução de um interventor, mas caso o hospital entenda que deve ser outro interventor também vai poder opinar. A gente não vai colocar nada goela abaixo", declarou, reforçando ainda que todo o processo será analisado pelo Ministério Público e pela Procuradoria Geral do Município para garantir a legalidade das ações.

Mesmo colocando a Sociedade Educacional Uberabense como primeira alternativa para assumir a intervenção, Elisa afirmou que o espaço está aberto para outras entidades interessadas em conduzir os trabalhos no Hospital da Criança.

"Qualquer instituição que tiver disposição de fazer a administração é bem vinda. O objetivo é solucionar o problema", declarou.

Como o Hospital da Criança é classificado como uma UPA Infantil, a prefeita foi questionada se a gestão da unidade poderia ser repassada à Funepu, atual administradora das duas outras UPAs em Uberaba. Elisa manifestou que não haveria impedimento, mas depende de uma proposta a ser feita pela fundação, caso queira.

A perspectiva é que os detalhes sejam definidos na próxima semana para que a intervenção no Hospital da Criança seja formalizado até o fim de abril.

A diretora do Hospital, pediatra Ana Paula Bosi, informou que a Prefeitura ainda não repassou informação sobre como funcionará a intervenção e nem quanto a entidade que assumirá a gestão da unidade.

Segundo Bosi, por enquanto não há perspectiva de corte no quadro de profissionais que atendem no Hospital ou demissões em massa por causa da intervenção.

Perguntada, a médica posicionou que permanecerá na gestão da unidade durante à fase de transição, mas que não atuará ao lado do interventor. De acordo com ela, assim que for formalizado o início do processo, ela apenas desempenhará a função de pediatra como parte da equipe de atendimento do Hospital.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por