O projeto da fábrica de biocombustíveis é considerado um dos investimentos âncora para viabilizar o gasoduto até o Triângulo Mineiro
BSBIOS visita Uberaba (Foto/Divulgação)
Avaliando possível investimento na cidade, representantes da BSBIOS realizaram visita técnica a Uberaba nesta quinta-feira (13). O diretor de Biocombustíveis Avançados da empresa, Isaias Costa, e o gerente de Biocombustíveis Avançados, André Roll, se reuniram com equipe técnica do governo municipal e também verificaram in loco áreas para eventual instalação de uma fábrica no Distrito Industrial 3.
O projeto da fábrica de biocombustíveis é considerado um dos investimentos âncora para viabilizar o gasoduto até o Triângulo Mineiro, ao lado de uma usina termoelétrica e da planta de amônia. A BSBIOS é uma das empresas que manifestaram interesse em se instalar em Uberaba devido à futura oferta de gás e deu inícioàs tratativas para a possível assinatura de protocolo de intenções com o Governo de Minas.
De acordo com secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, os representantes da BSbios aprofundaram as informações apresentadas durante a viagem da prefeita Elisa Araújo (Solidariedade) à unidade da empresa em Passo Fundo, no fim de março.
O titular da pasta afirmou que foram demonstradas as potencialidades do município na área de logística, ambiental, energética, recurso hídrico, infraestrutura, planejamento e malha ferroviária. “Tivemos a oportunidade de mostrar que Uberaba é uma cidade viável para se investir e que a empresa encontrará aqui um Governo disposto e facilitador para atender às demandas e necessidades que precisarem ser solucionadas”, declarou.
Integrantes da Coalizão pela Competitividade do Gás Matéria-Prima, o engenheiro Paulo Kazuo também participaram do encontro para detalhar os estudos focados à expansão da malha de gasodutos pelo interior do país, que incluem o ramal para atender a região de Uberaba.
Ainda não há uma projeção do valor que pode ser investido pela BSBios no município, pois a empresa tem várias frentes de atuação e o montante pode variar conforme o projeto.
Depois da visita a Uberaba, o grupo analisará as informações coletadas in loco para elaborar um estudo que será apresentado ao governo municipal. A partir daí, a Prefeitura e o Estado discutirão incentivos para tentar viabilizar o investimento na região.
Engenheiro da “Coalisão” nivela com lideranças informações sobre gasoduto
Um dia antes da chegada dos representantes da BSBIOS, o engenheiro e consultor Paulo Kazuo se reuniu com lideranças classistas e sindicalistas na Aciu para apresentar os estudos realizados pela Coalizão da Competitividade do Gás Matéria-Prima.
Segundo Kazuo, o objetivo foi nivelar informações com as lideranças da cidade sobre os projetos que envolvem a implantação do gasoduto até o Triângulo Mineiro e a garantia de um preço viável para o uso da nova matriz energética pela indústria. Desta forma, o grupo poderá acompanhar as ações em andamento para consolidar o empreendimento.