ALTERNATIVA

Interino marca prazo para equipe desengavetar projeto de saúde mental

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 27/02/2023 às 20:23Atualizado em 28/02/2023 às 21:48
Compartilhar

AGORA VAI
Trinta dias. Este foi prazo dado pelo secretário interino Beethoven Oliveira para que os trâmites burocráticos sejam vencidos na Secretaria Municipal de Saúde, visando resolver de uma vez por todas os problemas relacionados à parceria com a Uniube para o atendimento aos pacientes na área da saúde mental. Nesta segunda-feira Beethoven cumpriu a agenda que já estava marcada pelo seu antecessor para tratar do assunto e marcou data para colocar “o carro nos trilhos”. Pela Uniube participaram da reunião o diretor de Saúde, Iraci Neto, e o diretor administrativo do Instituto Maria Modesto (ex-Sanatório Espírita), Sérgio Marçal. De acordo com Sérgio Marçal, a Uniube tem condições de iniciar os atendimentos no dia seguinte ao da assinatura dos documentos com o Município.

Já marquei na agenda o dia 27 de março para cobrar a assinatura do convênio.

REFORÇO IMPORTANTE
No começo de fevereiro, o reitor Marcelo Palmério deu entrevista ao programa O Pingo do Jota e se queixou da demora de quase dois anos para os projetos na área de saúde mental tramitarem na Prefeitura. Em junho de  2021 a Uniube apresentou  projetos de parceria com o Município, visando dotar Uberaba de três ambulatórios e um hospital-dia para atendimento a pacientes psiquiátricos. Mas a Secretaria de Saúde não havia se manifestado à Uniube, para autorizar ou recusar a proposta. 

Cá pra nós: a SMS enfrenta dificuldade para contratação de psiquiatras e os próprios CAPS estão recusando pacientes por isso. Não fazia o menor sentido essa demora para fechar a parceria com a Uniube. Vale destacar que o projeto para implantação do primeiro (dos 3) ambulatórios de saúde mental já foi aprovado pelo Estado, faltando apenas o ok do município. E hoje Uberaba tem uma fila com mais de 4 mil pacientes à espera de atendimento…

ÀS MOSCAS
Prestação de contas da Fazenda municipal foi um fiasco na manhã desta segunda-feira. No plenário estavam apenas os vereadores Samuel Pereira, que é presidente da Comissão de Finanças do Legislativo, e Túlio Micheli. Um único cidadão ocupava as galerias, quando a audiência começou, por volta de 9h15. VERGONHA!!!

É bem verdade que a Prefeitura pouco (ou nada) divulgou sobre essa audiência pública. E também escolheu um horário “para poucos”, porque às 9h da manhã de uma baita segunda-feira só pode participar quem não está trabalhando. Mesmo assim, os vereadores tinham a obrigação de estar em plenário, ou, pelo menos, designar assessor parlamentar para tal.

ATRASOS E ASSENTOS
Chamam a atenção os atrasos constantes das sessões “da” e “na” Câmara Municipal. Horário marcado, horário ignorado: essa tem sido a lamentável regra na Casa de Leis.  Não deveria ser assim. Aliás, esse é um ponto que merece a atenção do Presidente Fernando Mendes, empenhado em fazer uma boa gestão. 

Outro ponto a ser avaliado é a ocupação das cadeiras dos vereadores, em plenário, por seus assessores. Cadeiras de vereadores devem ser ocupadas por vereadores, exclusivamente, salvo melhor juízo.

VAI DEMORAR
Enquanto São Pedro não fechar as torneiras, a Secretaria de Obras e serviços Urbanos não poderá retomar as obras no Viaduto do Cyrela. Explicação técnica foi dada pelo diretor Marco Antônio Vieira Lima: é preciso de três dias de sol consecutivos (não vale tempo nublado) para a imprimação. Depois será preciso esperar 48 horas para secar e um dia para pintura de ligação. Depois de 3 dias secos, será colocada a capa asfáltica. “Se chover um dia estraga tudo” - ressalta o engenheiro.

Portanto, só nos resta ter paciência.

RECAPE HISTÓRICO
O maior programa de recapeamento asfáltico de Uberaba deve ter início em maio e até setembro estar concluído, se não houver nenhum contratempo. Previsão é do diretor da Sesurb Marco Antônio Vieira Lima. Serão 4 frentes de trabalho, incluindo a recomposição asfáltica, de sarjeta e meio fio, além de sinalização vertical e horizontal. No projeto está incluída a correção das rampas de acessibilidade, até porque muitas delas terminam em cima de bocas de lobo atualmente.

A relação das ruas a serem contempladas com o recapeamento foi feita há um ano e, com essa chuvarada que vem castigando Uberaba, poderá ser alterada. Além disso, Marco Antônio explica que se nas ruas vizinhas for necessária medida de tapa-buraco para melhorar as condições de trafegabilidade, a própria Sesurb cuidará desse serviço.

DE FORA
Ainda de acordo com Marco Antônio Vieira Lima, a avenida Padre Eddie Bernardes está fora do programa de recapeamento asfáltico da Prefeitura. Naquela avenida a Codau terá de refazer as obras de drenagem, eliminando as árvores existentes, porque estão destruindo a tubulação com suas raízes profundas. Segundo Marco Antônio, a prefeita Elisa pediu prioridade para esse serviço.

QUEBRA-CABEÇA

Problema das recorrentes enchentes na rua Joaquina Alves Furtado, próximo ao Habibs, está desafiando os técnicos da Sesurb e Codau. Semana passada um taxista ficou ilhado no capô do carro, quando foi surpreendido pela enxurrada. Mas, como o nível da água está mais baixo do que o nível do canal da avenida Leopoldino de Oliveira, e água não corre para cima, os técnicos estudam as alternativas para reduzir o volume de água e a velocidade com que a enxurrada desce dos bairros para o centro, passando por aquela rua.

XÔ, PREGUIÇA!
Acredite, se quiser: a empresa contratada pela Codau para fazer poda, capina e roçada nas ruas e praças de Uberaba não está conseguindo contratar  mão-de-obra para completar suas equipes. Foi o que revelou o secretário especial de Comunicação, Marcos Ferreira, em entrevista ao programa O Pingo do Jota nesta segunda-feira. SINE tem vagas abertas, mas a procura por esse emprego está difícil.

Pois é. E ainda tem quem reclame de falta de emprego na cidade… 

INFORMAÇÃO PRECISA
A propósito, o secretário Marcos Ferreira revelou também que todas as obras da Prefeitura terão placas externas visíveis, informando o respectivo custo e prazo contratual para execução dos serviços.

Tem mais: ele garantiu que a prefeita já bateu a mão na mesa e quer a publicação imediata da licitação da gestão das UPAs.

QUEM VAI?
Prefeita Elisa e a Pastora Regiane conversaram longamente no fim de semana. Já tem especulação em torno de convite para a pasta da Saúde. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por