ALTERNATIVA

IPTU Verde não empolgou contribuinte, diz secretário da Fazenda

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 12/04/2023 às 20:34Atualizado em 13/04/2023 às 20:59
Compartilhar

Apesar das trapalhadas do software implantado para emissão das guias, o município já arrecadou mais de R$ 53 milhões em IPTU até agora. E deve chegar a R$ 55 milhões até o final do mês, de acordo com as expectativas do secretário municipal da Fazenda, Roberto Tosto.  Esse montante recebido à vista corresponde a  cerca de 50% do volume lançado, superando o histórico percentual de 35%.

POUCO IBOPE
Por outro lado, o secretário Tosto observa que pouco mais de 10% dos contribuintes se beneficiaram do desconto a título de IPTU Verde. Não se sabe se por ignorância das regras de concessão do desconto, ou se por dificuldade no preenchimento das informações no site.

Seja como for, convém ao governo municipal rever a concessão desse desconto para 2024.

DEIXA PRA LÁ
Outra que não deu ibope foi a devolução dos valores pagos a mais nas primeiras guias de IPTU. Pouquíssimos contribuintes têm acessado o site da Prefeitura para proceder ao cadastro que dá direito ao ressarcimento. Em média, a Secretaria da Fazenda tem devolvido dinheiro a 6 pessoas por semana. Neste caso, o secretário Roberto Tosto admite que a dificuldade das pessoas para entrar no sistema para requerer a devolução tem desestimulado os contribuintes a buscar seus direitos. 

DINHEIRO NA CAIXINHA
Decepção. Este é o sentimento que o secretário da Fazenda deixou transparecer em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta quarta-feira, quando indagado sobre o volume de guias de ITBI solicitadas por contribuintes interessados no desconto de 50% para a regularização de imóveis. Segundo Tosto, foram cerca de 4 mil pedidos, apenas. O volume de imóveis com contrato de gaveta é infinitamente maior. Mas as pessoas não aproveitaram a oportunidade de pagar só a metade do imposto.

MUITO CARO
Uma das questões que podem explicar a baixa adesão ao desconto de 50% no ITBI talvez sejam os custos com escritura e registro de imóveis. O cidadão paga o imposto, mas não consegue arcar com os demais ônus para regularização do imóvel.

MUDANÇA
Diretoria de Regulação da Secretaria de Saúde está mudando o comando, mais uma vez. A então diretora Ana Carolina Abade Ferreira acaba de ser exonerada. 

É incrível a rotatividade de ocupantes nesse cargo!

BOLA PRA FRENTE
Cancelamento do evento do Dia da Família na Escola dividiu opiniões. Para especialistas em segurança pública, mais do que nunca seria importante mantê-lo, como demonstração de que os pais não têm o que temer diante de tantas fake news sobre ataques às escolas. 

CARGA PESADA
Primeiras medidas do arcabouço fiscal anunciado pelo ministro Fernando Haddad não empolgaram o presidente da Aciu, Anderson Cadima. Segundo ele, ainda é grande a insegurança dos empresários sobre o que está por vir. Além disso, ainda não se enfrentou efetivamente o principal problema que afeta a classe produtiva, que é a carga tributária. Até agora o que se vê é a tentativa do governo de simplificar a cobrança de impostos, em vez de reduzir o volume de tributos.

ENTUSIASMO
Por outro lado, o presidente Cadima viu com bons olhos o projeto de revitalização da rua Arthur Machado, apresentado aos comerciantes na noite de segunda-feira. Dentre os destaques do projeto, na avaliação do líder classista, estão a maior segurança aos pedestres e o embelezamento daquela via. Cadima alerta, no entanto, que a revitalização do centro não pode se limitar à rua Artur Machado, mas, sim, precisa estender as medidas a toda a região vizinha, como Leopoldino de Oliveira, Manoel Borges, Tristão de Castro etc.

E O PÚBLICO
Paralelamente ao embelezamento da rua Arthur Machado, a Prefeitura precisa estudar meios de levar as pessoas a frequentar o centro. Não apenas para ver o resultado do projeto, quando estiver pronto. Mas de forma constante, com atrativos permanentes.

SERVIÇO OCULTO
Dos quase 9 milhões de reais que serão investidos no projeto de revitalização da rua Artur Machado, dois terços serão destinados às obras de infraestrutura, como redes de água e esgoto.

NOVO COMANDO
Veja essa: a mais tradicional fabricante de pão de queijo do país, a Forno de Minas, acaba de ser vendida para a canadense McCain, líder mundial em vendas de batatas pré-fritas congeladas. A McCain já era dona de 49% da Forno de Minas desde 2018 e agora comprou o restante.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por