ALTERNATIVA

Vice-governador pede que Gasmig não atrapalhe o nosso gasoduto

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 14/02/2023 às 22:04Atualizado em 15/02/2023 às 21:25
Compartilhar

XÔ, ENCRENCA!
Sabe aquela máxima “se não atrapalhar já ajuda”? Pelo visto esse foi o recado dado pelo vice-governador Mateus Simões à Gasmig. Nesta terça-feira, ele contou aos ouvintes da Rádio JM que pediu à companhia mineira de gás para não colocar empecilho no projeto do ramal do gasoduto de São Paulo até o Triângulo Mineiro. 

Em que pese a possibilidade de haver na Gasmig alguma preferência pelo ramal genuinamente mineiro, o recado do vice-governador foi direto: não atrapalhe!

REAÇÃO IMEDIATA
O primeiro diretório provisório do Partido Novo foi criado em Uberaba. De acordo com o vice-governador Mateus Simões, a hora impõe uma reação vigorosa para evitar que o Novo se torne inviável em nível nacional, já que a  sua representação desidratou nas eleições do ano passado. O vice-governador chamou para si essa responsabilidade em Minas e vai participar do que ele chama de “reconstrução do Novo” em todo o Estado.

QUEM SABE?
Em entrevista ao programa O Pingo do Jota desta terça-feira, o vice-governador desconversou quando indagado se suas andanças pelos municípios mineiros sinalizam eventual candidatura a governador em 2026. Mateus Simões explicou que está apenas cumprindo sua função institucional de fazer a interlocução com os prefeitos do interior, para tornar as ações e decisões do governo mineiro mais eficazes, e liberando o governador Zema para cuidar das questões macro do Estado. 

FORA DO RADAR
Desmentindo as especulações em torno do fechamento da superintendência regional de Saúde em Uberaba, o vice-governador garantiu que essa hipótese sequer foi cogitada pelo governo Zema. De acordo com Mateus Simões, a orientação do governador é para promover a co-habitação de representações estaduais afins num mesmo prédio, para racionalizar as despesas. O mais provável é que o IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária - mude de endereço e seja abrigado no prédio da Regional de Saúde.

LAMENTO SOFRIDO
“Realmente é lamentável e triste presenciarmos o desmonte da CODIUB. Criada pela gestão do Dr. Wagner do Nascimento, foi um orgulho para os uberabenses, além de ser geradora de empregos e valorização dos técnicos filhos de Uberaba. Inúmeros sistemas, programas de excelência foram desenvolvidos, exportados e muitos ainda estavam atendendo muito bem a PMU, apenas sendo necessário fazer adequações devido às novas legislações e novas ferramentas.” Opinião é de Maria Batista, uma das mais respeitadas e reverenciadas servidoras de carreira do município e que já ocupou cargos de secretária em governos passados. Batista cita, como exemplos de trabalhos de excelência desenvolvidos pela Codiub o sistema de suprimentos, folha de pagamento, Sistema de informações Públicas - SIP, contabilidade, entre outros. “Só para ressaltar, nos últimos 4 anos da gestão Paulo Piau, o GT de Desburocratização e a CODIUB entregaram os sistemas de controle de viagens e adiantamentos, o alvará de funcionamento on-line, e depois a dispensa de funcionamento on-line, consulta prévia on-line de construção e de funcionamento, além do Sistema de Licenciamento Ambiental on-line, que foi pioneiro, premiado e já estava comercializado pela Codiub com outros municípios. Ainda inúmeros outros sistemas, como Construção, diretrizes de loteamento” - frisa a ex-secretária de Administração.

Tanto quanto todo uberabense bairrista bem informado, Batista lamenta a desidratação da Codiub nos últimos dois anos. “É uma pena a opção da atual administração por importar serviços, em vez de fortalecer a empresa. O que precisava era fazer um bom plano de cargos e salários e efetuar novos concursos, pois a Codiub estava formando excelentes técnicos e perdendo para outras empresas que valorizavam mais a mão-de-obra. Serei uma eterna defensora da valorização dos recursos humanos locais, pois Uberaba forma excelentes profissionais, e acredito na eficiência do serviço público. Seguirei sempre torcendo por Uberaba!”- destacou. 

MÃOS ATADAS
Uma das observações feitas pela experiente Maria Batista merece atenção: “terminando os contratos atuais feitos pela Codiub ainda ficaremos à mercê de outros contratos e talvez de outros sistemas, onde teremos que mexer em tudo novamente. E os dados de Uberaba estarão nas mãos de terceiros”. 

Sem contar o perigo de ficarmos sempre dependendo das empresas de fora para atualizar os softwares, o que sempre custa “os olhos da cara” para o cliente…

PÉ NO FREIO
Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, Juliana Cucio contou que a viatura do Samu envolvida no acidente de segunda-feira, na rua Major Eustáquio, esteve na oficina na semana passada para troca de pastilhas de freio e embreagem. Segundo ela, o acidente não decorreu da falta de freio da viatura, mas da dificuldade em deter um veículo pesado numa frenagem repentina, como o motorista foi obrigado a fazer. 

ALERTA
A coordenadora do SAMU negou que a viatura acidentada tenha sido levada à oficina para troca de freios somente depois da denúncia feita pelo vereador Túlio Micheli, no plenário da Câmara. Mas admitiu que aquela viatura, especificamente, precisou trocar as pastilhas de freio, o que foi feito na semana passada.

ENCOSTADA
Ainda sobre as denúncias do vereador Túlio Micheli, Juliana Cucio confirmou que a motolância do SAMU está encostada, porque seu condutor sofreu acidente e não há substituto na Saúde. Disse que outros dois servidores estão sendo treinados, mas, se depender dela, a opção será por colocá-los em viaturas para socorro à população. Juliana entende que a motolância tem utilidade limitada, já que não pode transportar o paciente.

SÓ NO SAPATINHO
É impressionante como a morosidade no serviço público é prejudicial ao cidadão. Veja essa: a coordenadora do SAMU, Juliana Cucio, contou que desde junho do ano passado está tentando a contratação de seguro para duas viaturas que não foram contempladas no contrato firmado pelo município. Primeiro se pensou em fazer um aditivo para incluir as duas, mas o preço ultrapassava o limite de 25% permitido por lei. A partir daí, e desde novembro, ela tenta uma contratação exclusiva de seguro, mas a burocracia da máquina não permite que o processo deslanche. Enquanto isso, as viaturas estão paradas, em vez de circularem para atender mais rapidamente aos pacientes. Socorro!

AGORA VAI
Vereador Paulo César Soares, o China, comemorou a retomada do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida pelo governo federal. Em nota distribuída à imprensa, ele disse estar “preocupado com  a inoperância atual da Cohagra”. E arrematou: “Só espero que Uberaba não fique para trás, como tem ficado nos últimos seis anos”, disse China.

PALMAS!!!
O Presídio de Uberlândia I – Professor Jacy de Assis, inaugurou esta semana uma fábrica de blocos e pré-moldados. Nesse local, os presos passarão por profissionalização e qualificação, a partir da produção de artefatos de concreto. Inicialmente, o projeto contará com a mão de obra de sete detentos do regime fechado. Os presos trabalham de segunda a sexta-feira, com a meta de produção diária de cerca de mil itens, os quais serão comercializados junto ao comércio local.   O projeto conta com parceria da iniciativa privada, que investiu cerca de R$ 330 mil na compra de maquinários e insumos para execução das atividades de trabalho. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por